O estudo da Expansão econômica europeia e descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI faz parte do Eixo Temático I. Sobre o ensino desse tópico, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A formação do Estado Moderno de Portugal, em 1385, desvinculou a nobreza ao poder do Rei e a desvinculação dos interesses do último à burguesia mercantil. II. O conceito de expansão econômica europeia deve ser percebido em sua representação. Para isso, faz-se necessário atentar para a relação estabelecida entre consolidação do capitalismo comercial e a busca de riquezas (sejam estas minerais ou tropicais), bem como associara esses fatores a autonomia real em detrimento à nobreza (a última figura era desprovida pelo menos em Portugal, pioneiro nas grandes navegações, de quaisquer tipos de privilégio ou autonomia). III. Para que a temática cogitada seja trabalhada de forma a despertar o interesse dos educandos, é necessário que estes tenham apreendido como se deu o crescimento das cidades europeias, que haviam crescido tanto em número de habitantes quanto em importância econômica e a rejeição dessas populações ao domínio feudal, principalmente por parte dos comerciantes que eram obrigados a pagar altíssimas taxas para poder adentrar no território desses senhores, bem como o modo através do qual o rei se impôs novamente como autoridade política. Estão corretas as afirmativas:
O estudo da Expansão econômica europeia e
descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI
faz parte do Eixo Temático I. Sobre o ensino desse
tópico, de acordo com as orientações pedagógicas da
Secretaria de Educação de Minas Gerais, analise as
afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A formação do Estado Moderno de Portugal, em 1385,
desvinculou a nobreza ao poder do Rei e a desvinculação
dos interesses do último à burguesia mercantil.
II. O conceito de expansão econômica europeia deve ser
percebido em sua representação. Para isso, faz-se
necessário atentar para a relação estabelecida entre
consolidação do capitalismo comercial e a busca de
riquezas (sejam estas minerais ou tropicais), bem como
associara esses fatores a autonomia real em detrimento
à nobreza (a última figura era desprovida pelo menos
em Portugal, pioneiro nas grandes navegações, de
quaisquer tipos de privilégio ou autonomia).
III. Para que a temática cogitada seja trabalhada de forma a
despertar o interesse dos educandos, é necessário que
estes tenham apreendido como se deu o crescimento
das cidades europeias, que haviam crescido tanto
em número de habitantes quanto em importância
econômica e a rejeição dessas populações ao domínio
feudal, principalmente por parte dos comerciantes que
eram obrigados a pagar altíssimas taxas para poder
adentrar no território desses senhores, bem como o
modo através do qual o rei se impôs novamente como
autoridade política.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O estudo da Expansão Econômica Europeia e dos descobrimentos marítimos nos séculos XV e XVI é fundamental para compreender as transformações que moldaram o mundo moderno. De acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, é essencial abordar esse tema de maneira crítica, relacionando-o ao contexto histórico e às estruturas de poder da época.
A afirmativa I está incorreta, pois a formação do Estado Moderno em Portugal, em 1385, não desvinculou a nobreza do poder do Rei, mas sim consolidou uma aliança entre a monarquia e a burguesia mercantil, fortalecendo o centralismo político e impulsionando as navegações.
Já a afirmativa II está correta, pois a expansão econômica europeia deve ser analisada em conexão com o capitalismo comercial e a busca por riquezas, além da centralização do poder real, que em Portugal favoreceu as grandes navegações, reduzindo os privilégios da nobreza.
A afirmativa III também está correta, pois para despertar o interesse dos alunos, é necessário contextualizar o crescimento das cidades europeias, o declínio do feudalismo e a ascensão do poder real, elementos que influenciaram diretamente a expansão marítima.
Portanto, a alternativa correta é B) II e III, apenas, uma vez que a afirmativa I apresenta uma interpretação equivocada sobre as relações de poder em Portugal no período.
Deixe um comentário