O tópico às missões no Sul e delimitação do território brasileiro, da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), busca desenvolver a habilidade de analisar as disputas sobre o território sul-americano entre Portugal e outras potências europeias no século XVIII por meio dos principais tratados do período. Sobre o ensino desse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Os vários acordos firmados para resolver as divergências fronteiriças entre Portugal e Espanha nessa região configuraram os limites geográficos do Brasil atual. Assim, o estudo dessas disputas territoriais, suas características e seus resultados são importantes para que os alunos possam compreender como se deu a delimitação de nossas fronteiras atuais, desde a colonização. II. O entendimento da disputa fronteiriça entre Portugal e Espanha na região das missões e a própria organização desses agrupamentos indígenas sob a supervisão da Igreja deve ser precedido por um breve estudo da ocupação portuguesa no sul do país desde o século XVI. III. É importante que o professor trabalhe com os alunos como se estruturavam as missões, como os índios viviam nelas e o acordo entre estes e os religiosos. Adicionalmente, é interessante que o professor apresente as modificações territoriais determinadas pelos tratados citados e ainda estude com os alunos as características e consequências das guerras guaraníticas, responsáveis pela destruição das missões. Estão corretas as afirmativas:
O tópico às missões no Sul e delimitação do território
brasileiro, da Proposta Curricular do Conteúdo Básico
Comum (CBC), busca desenvolver a habilidade de
analisar as disputas sobre o território sul-americano
entre Portugal e outras potências europeias no século
XVIII por meio dos principais tratados do período. Sobre
o ensino desse tema, analise as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta.
I. Os vários acordos firmados para resolver as
divergências fronteiriças entre Portugal e Espanha
nessa região configuraram os limites geográficos do
Brasil atual. Assim, o estudo dessas disputas territoriais,
suas características e seus resultados são importantes
para que os alunos possam compreender como se
deu a delimitação de nossas fronteiras atuais, desde a
colonização.
II. O entendimento da disputa fronteiriça entre Portugal e
Espanha na região das missões e a própria organização
desses agrupamentos indígenas sob a supervisão
da Igreja deve ser precedido por um breve estudo da
ocupação portuguesa no sul do país desde o século XVI.
III. É importante que o professor trabalhe com os alunos
como se estruturavam as missões, como os índios
viviam nelas e o acordo entre estes e os religiosos.
Adicionalmente, é interessante que o professor
apresente as modificações territoriais determinadas
pelos tratados citados e ainda estude com os alunos
as características e consequências das guerras
guaraníticas, responsáveis pela destruição das missões.
Estão corretas as afirmativas:
- A)I e III, apenas.
- B)II e III, apenas.
- C)I e II, apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O estudo das missões no Sul e a delimitação do território brasileiro é um tema fundamental para compreender a formação histórica e geográfica do Brasil. A Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) destaca a importância de analisar as disputas territoriais entre Portugal e outras potências europeias no século XVIII, especialmente por meio dos tratados que moldaram nossas fronteiras.
A afirmativa I está correta ao ressaltar que os acordos entre Portugal e Espanha foram determinantes para configurar os limites do Brasil atual. Esses tratados não apenas resolveram divergências, mas também consolidaram uma ocupação territorial que remonta ao período colonial. Estudar esses conflitos permite aos alunos entender como se definiram nossas fronteiras atuais.
A afirmativa II também está correta ao apontar a necessidade de contextualizar a ocupação portuguesa no Sul desde o século XVI. Compreender a disputa fronteiriça e a organização das missões exige um olhar sobre o processo histórico mais amplo, incluindo a presença lusa na região e sua relação com os povos indígenas.
Por fim, a afirmativa III complementa as anteriores ao sugerir uma abordagem detalhada da estrutura das missões, do cotidiano indígena e dos acordos com os religiosos. Além disso, destaca a importância de analisar as mudanças territoriais decorrentes dos tratados e o impacto das guerras guaraníticas, que levaram ao fim das missões jesuíticas.
Portanto, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, pois abordam aspectos complementares e essenciais para o ensino desse tema histórico. A alternativa D) é a resposta adequada.
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