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O estudo das Revoluções Americana e Francesa oferece elementos para a compreensão do ideário republicano no mundo contemporâneo e sua apropriação no cenário político brasileiro nos séculos XVIII e XIX. Sobre o ensino desse tópico, de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.

O estudo das Revoluções Americana e Francesa oferece
elementos para a compreensão do ideário republicano
no mundo contemporâneo e sua apropriação no cenário
político brasileiro nos séculos XVIII e XIX. Sobre o
ensino desse tópico, de acordo com as orientações
pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas
Gerais, assinale a alternativa incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O estudo das Revoluções Americana e Francesa é fundamental para entender a formação do pensamento republicano e sua influência no Brasil durante os séculos XVIII e XIX. Esses movimentos revolucionários trouxeram consigo ideais iluministas que questionavam o absolutismo e defendiam princípios como liberdade, igualdade e soberania popular, elementos essenciais para a construção da cidadania moderna.

De acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, é incorreto afirmar que havia uniformidade de pensamento entre os grupos revolucionários (alternativa C). Na realidade, tanto a Revolução Americana quanto a Francesa foram marcadas por divergências internas, conflitos de interesses e diferentes projetos políticos. Essa complexidade deve ser abordada em sala de aula para evitar uma visão simplista dos processos históricos.

As demais alternativas apresentam abordagens corretas sobre o ensino desse tema. A compreensão do Iluminismo e seu impacto (A), a análise do Estado Absolutista (B) e a relação dessas revoluções com a noção de cidadania (D) são aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa. O professor deve, portanto, destacar as contradições e pluralidade de ideias presentes nesses movimentos, em vez de sugerir uma suposta homogeneidade de pensamento.

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