A Revolução de 1930 no Brasil marca uma ruptura com a antiga política de domínio de uma elite rural oligárquica que dominava o país. Sobre o ensino desse tópico, com base nas orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
antiga política de domínio de uma elite rural oligárquica
que dominava o país. Sobre o ensino desse tópico, com
base nas orientações do Centro de Referência Virtual
da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais,
assinale a alternativa incorreta.
- A)São aspectos importantes, do período, a serem relacionados: a república velha, o domínio das oligarquias rurais e o clientelismo, a revolução russa, o movimento anarquista, a Semana da Arte de 1922, a Coluna Prestes, a crise de 1929 e suas repercussões na economia brasileira e o tenentismo.
- B)Em vez de indicar um paulista para a presidência como era o hábito do rodízio das oligarquias do PRP e do PRM, Washington Luís preferiu apoiara candidatura do mineiro Júlio Prestes.
- C)O professor deverá ensinar o momento político da sucessão presidencial, a aliança liberal, o governo provisório, revolução constitucionalista.
- D)O movimento de 1930 tornou-se um marco político importante inaugurando algumas reformas no campo econômico e social e a emergência de um Estado forte preocupado em regulamentar as relações de trabalho, incentivar o desenvolvimento das indústrias, sem contudo alterara estrutura agrária baseada no latifúndio.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A Revolução de 1930 foi um marco na história do Brasil, representando uma ruptura com a política oligárquica da República Velha. Esse movimento trouxe transformações significativas no cenário político, econômico e social do país, encerrando o domínio das elites rurais e inaugurando uma nova fase de centralização do poder e reformas modernizadoras.
De acordo com as orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o ensino desse período deve abordar diversos aspectos interligados, como o contexto da República Velha, o tenentismo, a crise de 1929 e seus impactos no Brasil, além de movimentos culturais e políticos que antecederam a revolução. A alternativa B está incorreta porque, embora Washington Luís tenha de fato apoiado Júlio Prestes, rompendo o acordo do "café com leite" entre São Paulo e Minas Gerais, essa informação não reflete um aspecto central a ser ensinado sobre o significado histórico da Revolução de 1930.
O movimento de 1930 introduziu mudanças importantes, como a criação de um Estado mais intervencionista, preocupado em regulamentar as relações trabalhistas e fomentar a industrialização. No entanto, manteve intacta a estrutura agrária baseada no latifúndio, demonstrando os limites das transformações promovidas. O ensino desse tema deve priorizar a compreensão dessas contradições e seu legado para a formação do Brasil moderno.
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