As músicas não se constituem em um discurso neutro, mas identificam o modo como, em diferentes lugares e em diferentes tempos, determinada realidade social é pensada e construída. K. M. Abud. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. Cedes. Campinas, v. 25, n.º 67, p. 309-17, set/dez. 2005 (com adaptações)Com referência ao texto acima, é correto afirmar que a utilização da música em sala de aula, como forma de compreensão do passado, é um método que
As músicas não se constituem em um discurso neutro, mas
identificam o modo como, em diferentes lugares e em diferentes
tempos, determinada realidade social é pensada e construída.
K. M. Abud. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história.
Cad. Cedes. Campinas, v. 25, n.º 67, p. 309-17, set/dez. 2005 (com adaptações)
Com referência ao texto acima, é correto afirmar que a utilização da
música em sala de aula, como forma de compreensão do passado,
é um método que
- A)demonstra a necessidade de se privilegiarem as produções mais eruditas.
- B)permite a aproximação às expressões culturais de uma época.
- C)requer a análise sobretudo da letra.
- D)exige cuidado para eliminar os elementos ficcionais.
- E)provoca a dispersão dos alunos.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A música, enquanto manifestação cultural, transcende seu caráter artístico para se tornar um reflexo das dinâmicas sociais de uma época. Como destacado no texto de K. M. Abud, ela não é um discurso neutro, mas sim uma representação da forma como uma realidade social é construída e interpretada em diferentes contextos históricos. Nesse sentido, sua utilização em sala de aula como ferramenta pedagógica para a compreensão do passado revela-se um método eficaz, pois permite aos alunos uma aproximação autêntica às expressões culturais de determinado período.
A alternativa correta, B), afirma que a música "permite a aproximação às expressões culturais de uma época", o que está em consonância com a ideia central do texto. Ao analisar canções populares, os estudantes têm acesso não apenas aos eventos históricos em si, mas também aos sentimentos, valores e perspectivas da sociedade daquele tempo. Essa abordagem vai além da simples memorização de fatos, proporcionando uma imersão no imaginário coletivo de uma era.
As demais alternativas apresentam equívocos em relação ao propósito da utilização da música como recurso didático. A erudição (A) não é um requisito, já que as produções populares muitas vezes carregam representações mais genuínas de uma época. A análise exclusiva da letra (C) limita a compreensão, pois elementos como melodia, ritmo e contexto de produção também são significativos. A eliminação de elementos ficcionais (D) seria um erro, já que a ficção muitas vezes revela verdades sobre o espírito de uma época. Por fim, longe de provocar dispersão (E), quando bem empregada, a música pode aumentar o engajamento dos alunos com o conteúdo histórico.
Portanto, a música serve como uma janela para o passado, oferecendo insights valiosos sobre como as pessoas vivenciavam e interpretavam seu tempo. Seu uso em sala de aula, quando contextualizado e crítico, enriquece o processo de aprendizagem histórica ao humanizar o conhecimento e conectar os estudantes com as vozes daqueles que viveram outros momentos históricos.
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