Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Nos últimos anos, cresceu significativamente o número de publicações a respeito da cartografia escolar e do assim chamado letramento cartográfico, ou seja, de trabalhos que apresentam a seguinte questão: como desenvolver um processo, gradual e contínuo, de introdução ativa das crianças no campo dos procedimentos, conceitos, regras e simbologias da representação do mundo por meio de mapas? Isto pode ser feito, por exemplo, através da organização de uma sequência didática de desenhos de espaços de vivência e de objetos de uso cotidiano, em que se parte da representação d o mais próximo e concreto para , progressivamente, abarcar espaços mais distantes e cujo desenho exige maior grau de abstração e poder de representação simbólica.”(ANDRADE, Julia Pinheiro. Orientações curriculares para o ensino fundamental – caderno 1, 5º.Ano. Rio Branco, SEE do Acre, 2009, p. 95)Com base na perspectiva apresentada, o primeiro passo no letramento cartográfico de crianças deve ser:

“Nos últimos anos, cresceu significativamente o número de publicações a respeito da cartografia escolar e do assim chamado letramento cartográfico, ou seja, de trabalhos que apresentam a seguinte questão: como desenvolver um processo, gradual e contínuo, de introdução ativa das crianças no campo dos procedimentos, conceitos, regras e simbologias da representação do mundo por meio de mapas? Isto pode ser feito, por exemplo, através da organização de uma sequência didática de desenhos de espaços de vivência e de objetos de uso cotidiano, em que se parte da representação d o mais próximo e concreto para , progressivamente, abarcar espaços mais distantes e cujo desenho exige maior grau de abstração e poder de representação simbólica.”(ANDRADE, Julia Pinheiro. Orientações curriculares para o ensino fundamental – caderno 1, 5º.Ano. Rio Branco, SEE do Acre, 2009, p. 95)

Com base na perspectiva apresentada, o primeiro passo no letramento cartográfico de crianças deve ser:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O letramento cartográfico, como destacado no texto, deve ser um processo gradual e contínuo, partindo do mais próximo e concreto para, aos poucos, alcançar representações mais abstratas e simbólicas. Diante disso, o primeiro passo para introduzir crianças nesse universo não deve ser a representação de espaços amplos ou distantes, como mapas do país ou da cidade, nem o uso de tecnologias avançadas, como imagens de satélite. Tampouco deve começar com croquis de paisagens externas ao cotidiano da criança, pois isso exigiria um nível de abstração ainda não desenvolvido.

A alternativa correta, portanto, é a B), que propõe a construção de um desenho do espaço do próprio corpo, trabalhando noções básicas de lateralidade (direita, esquerda, frente e trás). Essa abordagem parte do mais próximo e concreto — o próprio corpo da criança —, permitindo que ela compreenda, de forma lúdica e significativa, conceitos espaciais fundamentais para, posteriormente, avançar em representações mais complexas. Essa etapa inicial é essencial para estabelecer as bases do pensamento cartográfico, conforme defendido pela autora citada.

As outras alternativas, embora válidas em etapas posteriores do processo, não respeitariam a progressão proposta pelo letramento cartográfico, pois exigiriam um grau de abstração ou conhecimento prévio que as crianças ainda não possuem no início dessa aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *