Continua após a publicidade..
Sobre a linguagem, podemos afrmar que
Sobre a linguagem, podemos afrmar que
- A)a importância da semântica do discurso, dos signifcados relacionados a uma representação mental originária do modelo, da compreensão da situação e do contexto, são responsáveis pelo processamento do discurso.
- B)deve-se desconsiderar a relação entre discurso, cognição e interação social.
- C)aos cinco ou seis anos de idade, mesmo a criança cega que não foi superprotegida e teve a oportunidade de viver as ações, imitá-las e representá-las apresentará um desenvolvimento linguístico bem diferente ao de seus colegas na pré-escola.
- D)os modelos que articulam estruturas linguísticas e processos cognitivos são criados e transformados, tanto a partir da memória episódica, relacionados às experiências individuais concretas, quanto à experiência vicária e ao conhecimento metalinguístico do mundo e devem ser evitados junto a crianças cegas.
- E)Nem sempre a linguagem fui do que é visto, percebido, vivido, sentido, lembrado, narrado, descrito e imaginado.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Sobre a linguagem, podemos afirmar que
A alternativa correta é a A), pois destaca a importância da semântica do discurso, dos significados relacionados a uma representação mental originária do modelo, da compreensão da situação e do contexto como elementos essenciais para o processamento do discurso. Essa visão está alinhada com teorias linguísticas e cognitivas que enfatizam a interação entre linguagem, pensamento e contexto social.
As demais alternativas apresentam equívocos ou afirmações incorretas:
- B) é falsa, pois desconsiderar a relação entre discurso, cognição e interação social vai contra os estudos contemporâneos da linguística e da psicologia cognitiva.
- C) é incorreta, pois crianças cegas, quando não superprotegidas e com oportunidades de interação, podem desenvolver habilidades linguísticas semelhantes às de seus colegas.
- D) é equivocada, já que modelos que articulam estruturas linguísticas e processos cognitivos são fundamentais para o desenvolvimento, inclusive para crianças cegas.
- E) apresenta uma afirmação vaga e contraditória, pois a linguagem está intrinsecamente ligada a experiências sensoriais, memórias e narrativas.
Deixe um comentário