A seleção dos conteúdos específicos de Língua Portuguesa se traduz em critérios de seleção de textos, de práticas pedagógicas de leitura e produção de textos e de recursos linguísticos que deverão ser objeto de reflexão e estudo sistemático, a cada etapa de ensino. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.
A seleção dos conteúdos específicos de Língua Portuguesa se traduz em critérios de seleção de textos, de práticas pedagógicas de leitura e produção de textos e de recursos linguísticos que deverão ser objeto de reflexão e estudo sistemático, a cada etapa de ensino. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), assinale a alternativa correta.
- A)Contemplar a diversidade significa pretender ensinar todos os generos.
- B)Os estudos linguísticos atuais mostram que o usuário da língua pode se mostrar competente para interpretar ou produzir todo o tipo de gênero de texto.
- C)Para expandir as possibilidades de uso da língua, é necessário trabalhar com textos orais e escritos representatives dos diversos gêneros, inclusive textos produzidos em situações de interação diferentes daquelas do universo imediato do aluno.
- D)Os textos devem ter baixos níveis de organização.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A seleção dos conteúdos específicos de Língua Portuguesa é um processo que demanda critérios bem definidos, especialmente no que diz respeito à escolha de textos, práticas pedagógicas e recursos linguísticos a serem trabalhados em sala de aula. Conforme a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), a alternativa correta é a letra C, que afirma a necessidade de expandir as possibilidades de uso da língua por meio da diversidade de gêneros textuais, incluindo textos orais e escritos que representem diferentes situações de interação, mesmo aquelas que estejam além do universo imediato do aluno.
Essa abordagem é essencial para desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, permitindo que eles não apenas dominem os gêneros mais familiares, mas também sejam capazes de interpretar e produzir textos em contextos variados. A alternativa C reforça a importância de não limitar o ensino apenas aos gêneros cotidianos, mas sim explorar a riqueza e a complexidade da língua em suas múltiplas formas de expressão.
As demais alternativas apresentam equívocos. A letra A sugere que contemplar a diversidade significa ensinar todos os gêneros, o que é inviável e pouco estratégico. A letra B afirma que os usuários da língua são naturalmente competentes em todos os gêneros, o que não corresponde à realidade, já que a competência comunicativa se desenvolve por meio da prática e do estudo. Já a letra D propõe que os textos devem ter baixos níveis de organização, o que contraria o objetivo de formar leitores e produtores de textos críticos e reflexivos.
Portanto, a alternativa C é a que melhor reflete os princípios do CBC, ao defender uma abordagem ampla e contextualizada do ensino de Língua Portuguesa, preparando os alunos para interagir com a língua em suas diversas manifestações sociais e culturais.
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