Vários instrumentos têm sido experimentados pelos professores alfabetizadores, em suas práticas de avaliação, como fontes de informação sobre os processos de aprendizagem de seus alunos. Tendo em vista os requisitos de que a avaliação, no ciclo, seja formativa e continuada, alguns desses instrumentos expressam conquistas que merecem ser consolidadas e aprimoradas. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as possibilidades avaliativas descritas a seguir:( ) Observação e registro: procedimentos fundamentais ao longo do processo de aprendizagem, desde o momento de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, em relação ao sistema de escrita, até as avaliações das capacidades desenvolvidas em sua trajetória no ciclo. ( ) Provas operatórias: instrumentos assim designados devido à sua ênfase em operações mentais envolvidas nos conhecimentos que estão processados pelos alunos, ao longo de seu desenvolvimento e de suas aprendizagens.( ) Auto-avaliação: estratégias que propiciam o levantamento de informações relevantes para regular o processo de construção de significados pelo próprio aluno. Sua principal finalidade é a tomada de consciência de suas capacidades e dificuldades, de modo a reestruturar estratégias, atitudes e formas de estudo, direcionadas para os problemas que enfrenta.( ) Portifólio: organização e arquivo de registro das aprendizagens dos alunos, selecionados pelos professores alfabetizadores, com intenção de fornecer uma síntese do percurso que foi definido e da trajetória idealizada.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Vários instrumentos têm sido experimentados pelos professores alfabetizadores, em suas práticas de avaliação, como fontes de informação sobre os processos de aprendizagem de seus alunos. Tendo em vista os requisitos de que a avaliação, no ciclo, seja formativa e continuada, alguns desses instrumentos expressam conquistas que merecem ser consolidadas e aprimoradas. Nesse contexto, dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as possibilidades avaliativas descritas a seguir:
( ) Observação e registro: procedimentos fundamentais ao longo do processo de aprendizagem, desde o momento de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos, em relação ao sistema de escrita, até as avaliações das capacidades desenvolvidas em sua trajetória no ciclo.
( ) Provas operatórias: instrumentos assim designados devido à sua ênfase em operações mentais envolvidas nos conhecimentos que estão processados pelos alunos, ao longo de seu desenvolvimento e de suas aprendizagens.
( ) Auto-avaliação: estratégias que propiciam o levantamento de informações relevantes para regular o processo de construção de significados pelo próprio aluno. Sua principal finalidade é a tomada de consciência de suas capacidades e dificuldades, de modo a reestruturar estratégias, atitudes e formas de estudo, direcionadas para os problemas que enfrenta.
( ) Portifólio: organização e arquivo de registro das aprendizagens dos alunos, selecionados pelos professores alfabetizadores, com intenção de fornecer uma síntese do percurso que foi definido e da trajetória idealizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- A)F, V, V, V
- B)V, V, V, F
- C)F, V, V, F
- D)V, F, V, V
Resposta:
A alternativa correta é B)
Vários instrumentos têm sido experimentados pelos professores alfabetizadores em suas práticas de avaliação, buscando compreender os processos de aprendizagem dos alunos. Considerando a necessidade de uma avaliação formativa e contínua, algumas dessas ferramentas se destacam por seu potencial em acompanhar e aprimorar o desenvolvimento dos estudantes. Analisando as afirmações apresentadas, podemos determinar sua veracidade da seguinte forma:
V Observação e registro: Esses procedimentos são essenciais para acompanhar a evolução dos alunos, desde o diagnóstico inicial até a consolidação de habilidades ao longo do ciclo. Eles permitem um acompanhamento detalhado e personalizado.
V Provas operatórias: Esses instrumentos focam nas operações mentais envolvidas no processo de aprendizagem, sendo úteis para avaliar como os alunos processam e constroem conhecimentos durante seu desenvolvimento.
V Autoavaliação: Essa estratégia é valiosa por permitir que o aluno reflita sobre seu próprio aprendizado, identificando suas conquistas e desafios. Isso favorece a autorregulação e a busca por soluções adaptadas às suas necessidades.
F Portfólio: Embora seja uma ferramenta útil para documentar a trajetória de aprendizagem, a descrição apresentada está incorreta. O portfólio não é uma síntese de um percurso "idealizado", mas sim um registro real e dinâmico do processo de aprendizagem, muitas vezes construído com a participação ativa do aluno.
Portanto, a sequência correta é V, V, V, F, correspondente à alternativa B).
Deixe um comentário