Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A questão é baseada nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 174 p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.). De acordo com a “definição de critérios para avaliação da aprendizagem”, a capacidade de “redigir textos na modalidade escrita nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que o aluno:

A questão é baseada nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 174 p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998,
106 p.).

De acordo com a “definição de critérios para avaliação da aprendizagem”, a capacidade de “redigir textos na modalidade escrita
nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que
o aluno:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A questão apresentada aborda os critérios de avaliação da aprendizagem em língua portuguesa, conforme estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. O objetivo é avaliar a capacidade do aluno de redigir textos escritos, considerando as condições de produção específicas de cada gênero textual.

Entre as alternativas fornecidas, a opção D) é a que melhor se alinha com os critérios definidos pelos PCN. Isso porque ela enfatiza a importância de o aluno produzir textos levando em conta diversos elementos essenciais, como a finalidade do texto, as características do gênero e do suporte, os papéis dos interlocutores, os conhecimentos prévios do leitor e as restrições impostas pelo contexto de circulação. Esses aspectos são fundamentais para uma produção textual adequada e coerente com as expectativas de comunicação.

As demais alternativas, embora relevantes para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, não se concentram especificamente na produção escrita conforme os critérios estabelecidos. A alternativa A) trata da leitura crítica, a B) do monitoramento do desempenho durante a produção, e a C) da retomada oral ou escrita de textos ouvidos. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa D), por abranger de maneira mais completa e direta os critérios de avaliação propostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *