A questão é baseada nos PCN (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 174 p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 106 p.). De acordo com a “definição de critérios para avaliação da aprendizagem”, a capacidade de “redigir textos na modalidade escrita nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que o aluno:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998, 174 p. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998,
106 p.).
nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que
o aluno:
- A)“possa confrontar o texto lido com outros textos e opiniões, posicionando-se criticamente diante dele”.
- B)“consiga monitorar seu desempenho durante o processo de produção, em função da reação dos interlocutores”.
- C)“realize, oralmente ou por escrito, retomadas de textos ouvidos (resumo, por exemplo), de forma que sejam preservadas as ideias principais”.
- D)“produza textos considerando as finalidades estabelecidas, as especificidades do gênero e do suporte, os papéis assumidos pelos interlocutores, os conhecimentos presumidos do interlocutor, bem como as restrições impostas pelos lugares de circulação previstos para o texto”.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A questão apresentada aborda os critérios de avaliação da aprendizagem em língua portuguesa, conforme estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. O objetivo é avaliar a capacidade do aluno de redigir textos escritos, considerando as condições de produção específicas de cada gênero textual.
Entre as alternativas fornecidas, a opção D) é a que melhor se alinha com os critérios definidos pelos PCN. Isso porque ela enfatiza a importância de o aluno produzir textos levando em conta diversos elementos essenciais, como a finalidade do texto, as características do gênero e do suporte, os papéis dos interlocutores, os conhecimentos prévios do leitor e as restrições impostas pelo contexto de circulação. Esses aspectos são fundamentais para uma produção textual adequada e coerente com as expectativas de comunicação.
As demais alternativas, embora relevantes para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, não se concentram especificamente na produção escrita conforme os critérios estabelecidos. A alternativa A) trata da leitura crítica, a B) do monitoramento do desempenho durante a produção, e a C) da retomada oral ou escrita de textos ouvidos. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa D), por abranger de maneira mais completa e direta os critérios de avaliação propostos.
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