Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Tão importante quanto o que dizer é como dizer. Por esse motivo, o ensino da modalização e da argumentatividade faz parte da Proposta Curricular de Língua Portuguesa. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Modalização é essa possibilidade de qualquer voz deixar no texto pistas de sua perspectiva diante de algum conteúdo temático, de suas intenções e grau de comprometimento com o que diz. ( ) Uma mesma modalidade pode ser expressa por recursos linguísticos de diferentes tipos. ( ) Um mesmo indicador modal não pode expressar modalidades diferentes. ( ) Advérbios e expressões adverbiais modalizadores funcionam como adjuntos adverbiais. ( ) Existem muitos e variados recursos lexicais e morfossintáticos para indicar modalização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Tão importante quanto o que dizer é como dizer.
Por esse motivo, o ensino da modalização e da
argumentatividade faz parte da Proposta Curricular
de Língua Portuguesa. Sobre o ensino desse tópico,
analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou
Falso (F).

( ) Modalização é essa possibilidade de qualquer voz
deixar no texto pistas de sua perspectiva diante de
algum conteúdo temático, de suas intenções e grau de
comprometimento com o que diz.

( ) Uma mesma modalidade pode ser expressa por
recursos linguísticos de diferentes tipos.

( ) Um mesmo indicador modal não pode expressar
modalidades diferentes.

( ) Advérbios e expressões adverbiais modalizadores
funcionam como adjuntos adverbiais.

( ) Existem muitos e variados recursos lexicais e
morfossintáticos para indicar modalização.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência
correta de cima para baixo.

Resposta:

A alternativa correta é B)

A modalização e a argumentatividade são elementos essenciais no ensino da língua portuguesa, pois revelam não apenas o conteúdo discursivo, mas também a postura do enunciador em relação ao que é dito. A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor como esses recursos linguísticos funcionam na prática.

A primeira afirmação é verdadeira (V), pois a modalização efetivamente permite que o falante ou escritor deixe marcas de sua perspectiva, intenção e grau de comprometimento com o conteúdo temático. Isso se dá por meio de escolhas lexicais, sintáticas e entonações que refletem sua posição.

A segunda afirmação também é verdadeira (V), já que uma mesma modalidade pode ser expressa por diferentes recursos linguísticos. Por exemplo, a dúvida pode ser indicada por um advérbio ("talvez"), por uma construção verbal ("pode ser que") ou até por uma entonação específica na fala.

A terceira afirmação é falsa (F), pois um mesmo indicador modal pode, sim, expressar modalidades diferentes dependendo do contexto. A palavra "certamente", por exemplo, pode indicar tanto certeza quanto ironia, a depender da situação comunicativa.

A quarta afirmação é falsa (F), porque advérbios e expressões adverbiais modalizadores não funcionam como adjuntos adverbiais, mas sim como operadores argumentativos ou modalizadores, marcando a posição do falante em relação ao conteúdo.

Por fim, a quinta afirmação é verdadeira (V), já que existem inúmeros recursos lexicais (como advérbios e adjetivos) e morfossintáticos (como tempos verbais e construções sintáticas) que podem ser utilizados para expressar modalização.

Portanto, a sequência correta é V – V – F – F – V, correspondente à alternativa B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *