Para fins de orientação didático-pedagógica, um professor do 6º ano de uma Instituição de Ensino Público Municipal de Nilópolis relacionou as atividades previstas para cada uma das seguintes etapas constitutivas de seu plano de aula sobre o Brasil do início do período colonial: apresentação, desenvolvimento e integração. Assinale a atividade que deve caracterizar, no plano elaborado, a 3ª (terceira) etapa (integração).
Para fins de orientação didático-pedagógica, um professor do 6º ano de uma Instituição de Ensino Público Municipal de Nilópolis relacionou as atividades previstas para cada uma das seguintes etapas constitutivas de seu plano de aula sobre o Brasil do início do período colonial: apresentação, desenvolvimento e integração.
Assinale a atividade que deve caracterizar, no plano elaborado, a 3ª (terceira) etapa (integração).
- A)Exposição de maquetes sobre o contexto sociocultural dos habitantes da terra por ocasião do desembarque dos navegantes portugueses no Brasil.
- B)Apresentação de matéria publicada em jornal e/ou revista, bem como dos objetivos especificados operacionalmente.
- C)Leitura de textos, literários e não literários, sobre o contexto do Brasil do período colonial
- D)Apresentação de relatos sobre a visita dos representantes das turmas do 6º ano ao Museu da Língua Portuguesa.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O processo de ensino-aprendizagem é estruturado em etapas que visam consolidar o conhecimento de forma progressiva. No contexto de uma aula sobre o Brasil colonial, a terceira etapa, denominada integração, tem como objetivo principal a aplicação prática e a síntese dos conteúdos abordados nas fases anteriores. Nesse sentido, a atividade que melhor caracteriza essa etapa é a alternativa A, que propõe a exposição de maquetes sobre o contexto sociocultural dos habitantes nativos no momento da chegada dos portugueses.
A construção e apresentação de maquetes permitem aos alunos materializar o conhecimento teórico, articulando aspectos históricos, geográficos e culturais de forma concreta. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de síntese, elementos essenciais para a consolidação da aprendizagem. Além disso, a exposição das maquetes promove a socialização do conhecimento, permitindo que os estudantes compartilhem suas interpretações e reflexões sobre o período colonial.
As demais alternativas, embora relevantes, não representam adequadamente a etapa de integração. A alternativa B refere-se à apresentação inicial de objetivos e materiais, típica da etapa de apresentação. A alternativa C, que envolve a leitura de textos, está mais alinhada com a fase de desenvolvimento, na qual os alunos exploram os conteúdos. Já a alternativa D, embora possa ser uma atividade complementar, não necessariamente sintetiza ou aplica os conhecimentos sobre o Brasil colonial, sendo menos adequada para a etapa de integração.
Portanto, a exposição de maquetes (alternativa A) é a atividade que melhor cumpre o papel de integrar e consolidar os saberes construídos ao longo da aula, fechando o ciclo de aprendizagem de maneira significativa e participativa.
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