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“Um trabalho com mapas na sala de aula deve ser precedido por um período em que a representação se forma – dissociação dos significados e significantes – e em que se constroem lenta e gradativamente as relações espaciais e a própria consciência do mundo físico e social.”                                                                                                                       (Paganelli, 1985. p. 31.) Para o processo de construção do conhecimento da criança, a familiarização com o mapa, com a sua construção, vai possibilitar-lhe um instrumental de trabalho cada vez mais significativo. Desta forma, é INCORRETO afirmar que

“Um trabalho com mapas na sala de aula deve ser precedido por um período em que a representação se forma – dissociação dos significados e significantes – e em que se constroem lenta e gradativamente as relações espaciais e a própria consciência do mundo físico e social.”
                                                                                                                      (Paganelli, 1985. p. 31.)

Para o processo de construção do conhecimento da criança, a familiarização com o mapa, com a sua construção, vai possibilitar-lhe um instrumental de trabalho cada vez mais significativo. Desta forma, é INCORRETO afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é D)

O trecho citado de Paganelli (1985) destaca a importância de um processo gradual na construção da representação espacial pelas crianças, enfatizando a necessidade de dissociação entre significados e significantes antes de trabalhar diretamente com mapas. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam uma compreensão mais sólida das relações espaciais e do mundo físico e social que os cerca.

No contexto do processo de construção do conhecimento, a familiarização com os mapas e sua elaboração é fundamental, pois fornece às crianças ferramentas cada vez mais significativas para interpretar e representar o espaço. No entanto, é incorreto afirmar que a criança deve compreender rigidamente que num mapa existe um "em cima" e um "embaixo", com o Norte sempre na parte superior e o Sul na inferior (alternativa D).

Essa concepção é equivocada porque os mapas são representações convencionais, e sua orientação pode variar de acordo com a finalidade ou perspectiva cultural. Impor uma visão fixa de direcionalidade pode limitar a compreensão da criança sobre a flexibilidade das representações cartográficas. As demais alternativas estão corretas:

  • A) Entender como o mapa foi construído é essencial para uma aprendizagem significativa.
  • B) O processo de construção de mapas envolve etapas de planejamento, realização e sistematização.
  • C) Começar por mapas simples e de espaços limitados facilita a compreensão progressiva.

Portanto, a alternativa D) é a incorreta, pois reforça uma visão rígida e pouco crítica da representação cartográfica, contrariando o princípio de construção gradual e reflexiva defendido por Paganelli.

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