Em uma turma de 2.º ano, a professora propõe a construção de uma maquete da sala de aula. Sobre a postura adequada do professor para o desenvolvimento desse tipo de proposta, assinale a afirmativa correta.
Em uma turma de 2.º ano, a professora propõe a construção de uma maquete da sala de aula. Sobre a postura adequada do
professor para o desenvolvimento desse tipo de proposta, assinale a afirmativa correta.
- A)Nessa atividade, as interferências do professor são desnecessárias, pois os alunos devem trabalhar livremente e usar a criatividade sem limitações.
- B)Ao trabalhar com maquete, professor e alunos não precisam se preocupar em ficar conferindo a disposição dos objetos, verificando se corresponde à realidade que está sendo representada.
- C)Como as crianças são pequenas, a maquete deve estar associada simplesmente ao caráter lúdico da atividade, sem preocupação com a realidade que está sendo representada.
- D)Antes de começar a maquete, serão necessários alguns procedimentos de observação do espaço a ser representado, assim o professor deve pedir aos alunos que pensem sobre o que é maior, o que é menor, o que está na frente, o que está ao lado e assim por diante.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Em uma turma de 2.º ano, a construção de uma maquete da sala de aula é uma atividade que combina criatividade, representação espacial e aprendizado colaborativo. A postura adequada do professor é fundamental para garantir que a proposta seja significativa e alinhada aos objetivos pedagógicos.
A alternativa correta é a D), pois destaca a importância da mediação do professor em orientar os alunos a observar e refletir sobre o espaço antes da execução da maquete. Essa abordagem estimula o desenvolvimento da noção espacial, a comparação de tamanhos e posições, além de incentivar o trabalho em equipe e a representação fiel da realidade.
As demais alternativas apresentam equívocos:
- A) Ignora o papel do professor como mediador, essencial para direcionar a atividade e garantir seu caráter educativo.
- B) Desconsidera a importância da precisão na representação, que é parte fundamental do aprendizado sobre espaço e proporção.
- C) Subestima a capacidade das crianças, reduzindo a atividade a um simples brincar, sem explorar seu potencial cognitivo e pedagógico.
Portanto, a intervenção guiada do professor, conforme descrito na alternativa D, é a mais adequada para promover um aprendizado significativo e desenvolver habilidades espaciais e colaborativas nos alunos.

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