Uma professora do 3.º ano do Ensino Fundamental trabalhou as seguintes propostas em suas aulas de Geografia:Pediu para que os alunos trouxessem fotos e, em grupos, analisassem as diferenças de tamanho entre elas, depois entre as fotos e as pessoas.Esticou um fio de barbante na extensão da parede mais comprida.Depois o dobrou tantas vezes quanto necessário para que coubesse numa folha. A quantidade de dobras indicou quantas vezes os alunos deveriam reduzir os objetos.As duas atividades propiciam desenvolver principalmente a noção de
Uma professora do 3.º ano do Ensino Fundamental trabalhou as seguintes propostas em suas aulas de Geografia:
- Pediu para que os alunos trouxessem fotos e, em grupos, analisassem as diferenças de tamanho entre elas, depois entre
as fotos e as pessoas. - Esticou um fio de barbante na extensão da parede mais comprida.Depois o dobrou tantas vezes quanto necessário para
que coubesse numa folha. A quantidade de dobras indicou quantas vezes os alunos deveriam reduzir os objetos.
As duas atividades propiciam desenvolver principalmente a noção de
- A)território.
- B)grandeza.
- C)escala.
- D)espaço.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Uma professora do 3.º ano do Ensino Fundamental desenvolveu atividades em suas aulas de Geografia que visavam trabalhar conceitos fundamentais para a compreensão espacial. As propostas incluíram a análise de diferenças de tamanho entre fotos e pessoas, bem como a redução proporcional de objetos utilizando um fio de barbante como referência.
Essas atividades foram cuidadosamente planejadas para desenvolver nos alunos a noção de escala, que é a relação entre as dimensões representadas e as reais. Ao comparar fotos e objetos, os estudantes começam a entender como elementos podem ser reduzidos ou ampliados mantendo proporções, um princípio essencial para a interpretação de mapas e representações gráficas.
O gabarito correto é a alternativa C) escala, pois as atividades propostas trabalham diretamente com a ideia de proporção e relação entre tamanhos, que é a base do conceito de escala em Geografia.

Deixe um comentário