Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as competências e habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.1. Representação e  comunicação.2. Investigação e compreensão.3.Contextualização sociocultural( ) Reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço a sua essência, ou seja, os processos históricos.( ) Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia.( ) Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, econômicas e políticas no seu lugar mundo.( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta.( ) Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia..

Sobre as competências e habilidades específicas para serem desenvolvidas no âmbito da disciplina Geografia para o Ensino Médio, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, em seguida, escolha a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Representação e  comunicação.

2. Investigação e compreensão.

3.Contextualização sociocultural

( ) Reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço a sua essência, ou seja, os processos históricos.
( ) Ler, analisar e interpretar os códigos específicos da Geografia.
( ) Identificar, analisar e avaliar o impacto das transformações naturais, econômicas e políticas no seu lugar mundo.
( ) Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre preservação e degradação da vida no planeta.
( ) Compreender e aplicar no cotidiano os conceitos básicos da Geografia.

.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O desenvolvimento de competências e habilidades específicas no ensino de Geografia para o Ensino Médio é fundamental para a formação crítica e reflexiva dos estudantes. A associação proposta no exercício busca relacionar as categorias de representação e comunicação, investigação e compreensão, e contextualização sociocultural com atividades práticas de análise geográfica.

A sequência correta, conforme o gabarito indicado como alternativa A (3 – 1 – 3 – 2 – 3), demonstra que:

  1. A competência de contextualização sociocultural (3) é essencial para reconhecer processos históricos nas formas espaciais concretas.
  2. A representação e comunicação (1) aparece na leitura e interpretação dos códigos geográficos específicos.
  3. Novamente a contextualização sociocultural (3) se faz presente na análise do impacto das transformações no espaço vivido.
  4. A investigação e compreensão (2) é necessária para a análise interdisciplinar das relações ambientais.
  5. Finalmente, a contextualização sociocultural (3) retorna na aplicação cotidiana dos conceitos geográficos.

Esta distribuição evidencia a importância da contextualização sociocultural como eixo transversal no ensino geográfico, articulando-se com as demais competências para uma compreensão integral do espaço geográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *