Leia o texto a seguir. Após a posse, o presidente do Peru, Ollanta Humala, fez um aceno ao Brasil: anunciou que promoverá a construção de hidrelétricas em parceria com “estatais regionais”. Frisou, contudo, que a demanda doméstica terá prioridade. Brasil e Peru assinaram em 2010 acordos para a construção de ao menos seis grandes hidrelétricas na Amazônia peruana. Alguns dos projetos sofrem resistência de populações indígenas e comunidades locais. O texto ainda está pendente de ratificação pelo Congresso peruano. (http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/4/37547) O conteúdo da notícia pode servir de base para o professor de Geografia abordar, no Ensino Médio,
Leia o texto a seguir.
Após a posse, o presidente do Peru, Ollanta Humala, fez um aceno ao Brasil: anunciou que promoverá a construção de
hidrelétricas em parceria com “estatais regionais”. Frisou, contudo, que a demanda doméstica terá prioridade.
Brasil e Peru assinaram em 2010 acordos para a construção de ao menos seis grandes hidrelétricas na Amazônia peruana.
Alguns dos projetos sofrem resistência de populações indígenas e comunidades locais. O texto ainda está pendente de
ratificação pelo Congresso peruano.
(http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/4/37547)
O conteúdo da notícia pode servir de base para o professor de Geografia abordar, no Ensino Médio,
- A)a ação dos países desenvolvidos no processo de internacionalização da Amazônia.
- B)o papel das organizações não governamentais na proteção do meio ambiente.
- C)os processos de integração econômica regional e movimentos de resistência.
- D)o tema do subdesenvolvimento e da dominação econômica internacional.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado aborda a questão da construção de hidrelétricas na Amazônia peruana, em parceria com o Brasil, destacando tanto os acordos de integração econômica quanto as resistências locais. Essa temática permite ao professor de Geografia explorar, no Ensino Médio, os processos de integração econômica regional e os movimentos de resistência, conforme a alternativa C).
A construção de hidrelétricas na Amazônia peruana, com participação de empresas brasileiras, ilustra um caso concreto de integração econômica entre países da América do Sul. Esses projetos fazem parte de uma estratégia regional de desenvolvimento energético, que visa atender tanto às demandas internas do Peru quanto às possibilidades de exportação de energia para o Brasil. Essa dinâmica reflete a crescente interdependência entre as economias sul-americanas.
No entanto, o texto também menciona a resistência de populações indígenas e comunidades locais, o que introduz um importante contraponto aos processos de integração econômica. Esses movimentos de resistência evidenciam os conflitos entre modelos de desenvolvimento e a preservação de modos de vida tradicionais, além de levantar questões ambientais relevantes para a região amazônica.
Portanto, o conteúdo da notícia oferece uma oportunidade para discutir com os alunos tanto os mecanismos de integração regional quanto os desafios sociais e ambientais que acompanham esses processos. Essa abordagem permite uma análise crítica do desenvolvimento econômico na América do Sul, considerando suas múltiplas dimensões e impactos.

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