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A ampliação do ensino fundamental para nove anos impactou diretamente na reorganização administrativa e pedagógica das unidades escolares e, por conseguinte, na sua estrutura curricular. Tendo como referência as proposições do Currículo em Movimento para a Educação Básica para atender a essa nova demanda, julgue o item que se segue.A organização curricular do ensino de ciências terá como referencial temática restrita aos conhecimentos de higiene, saúde e questões ambientais.

A ampliação do ensino fundamental para nove anos impactou
diretamente na reorganização administrativa e pedagógica das
unidades escolares e, por conseguinte, na sua estrutura curricular.
Tendo como referência as proposições do Currículo em Movimento
para a Educação Básica para atender a essa nova demanda,
julgue o item que se segue.
A organização curricular do ensino de ciências terá como
referencial temática restrita aos conhecimentos de higiene,
saúde e questões ambientais.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A ampliação do ensino fundamental para nove anos trouxe consigo uma série de transformações na estrutura educacional brasileira, exigindo uma reorganização tanto administrativa quanto pedagógica das escolas. Dentro desse contexto, o currículo escolar passou por adaptações para atender às novas demandas, conforme proposto pelo documento "Currículo em Movimento para a Educação Básica". No entanto, a afirmação de que o ensino de ciências se restringiria apenas a temas como higiene, saúde e questões ambientais está incorreta.

O ensino de ciências no Brasil, especialmente após as reformas curriculares, busca abranger uma variedade de conhecimentos científicos, indo além de aspectos básicos como higiene e saúde. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo, enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam aos alunos compreender fenômenos naturais, aplicar métodos científicos e relacionar a ciência com tecnologia e sociedade. Temas como física, química, biologia e astronomia são igualmente relevantes, promovendo uma formação científica mais ampla e crítica.

Portanto, a afirmação apresentada no item está errada, pois o ensino de ciências não se limita a conhecimentos restritos, mas sim a um espectro mais abrangente e interdisciplinar, alinhado às necessidades contemporâneas da educação.

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