Continua após a publicidade..
No ensino de Geografia, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), os estudos para compreender a realidade concreta do dia-a-dia, desenvolver teorizações e compreender como fatos globais, nacionais, regionais têm a ver com explicações de questões muito próximas de nós, correspondem a qual tema de estudo?
No ensino de Geografia, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), os
estudos para compreender a realidade concreta do dia-a-dia, desenvolver teorizações e compreender como
fatos globais, nacionais, regionais têm a ver com explicações de questões muito próximas de nós, correspondem
a qual tema de estudo?
estudos para compreender a realidade concreta do dia-a-dia, desenvolver teorizações e compreender como
fatos globais, nacionais, regionais têm a ver com explicações de questões muito próximas de nós, correspondem
a qual tema de estudo?
- A)Paisagem
- B)Cotidiano
- C)Trabalho
- D)Identidade
Resposta:
A alternativa correta é B)
No ensino de Geografia, conforme a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), o estudo do cotidiano é essencial para compreender a realidade concreta que nos cerca. Essa abordagem permite conectar fenômenos globais, nacionais e regionais com situações próximas ao nosso dia a dia, facilitando a construção de teorias e análises críticas sobre o espaço geográfico.
Entre as alternativas apresentadas:
- A) Paisagem: Embora importante, refere-se mais à percepção visual e organização do espaço, não sendo o foco principal para explicar a relação entre escalas geográficas.
- B) Cotidiano: Correta. O estudo do cotidiano permite vincular experiências locais a processos mais amplos, alinhando-se ao objetivo proposto.
- C) Trabalho: Aborda relações socioeconômicas, mas não necessariamente a dinâmica do dia a dia em múltiplas escalas.
- D) Identidade: Relaciona-se a aspectos culturais e pertencimento, sem ênfase na conexão entre realidades distintas.
Portanto, a alternativa B) Cotidiano é a que melhor representa o tema capaz de articular as diferentes escalas geográficas com as vivências imediatas, conforme a proposta citada.

Deixe um comentário