Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue o item subsequente.De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz.

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue o item subsequente.

De acordo com as novas tecnologias de comunicação e
informação no ensino da geografia, o professor, por meio da
reflexão e da crítica, pode modificar o processo
ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de
ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e
do giz.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O ensino da geografia, assim como outras disciplinas, tem passado por transformações significativas devido ao avanço das novas tecnologias de comunicação e informação. Essas ferramentas digitais oferecem novas possibilidades pedagógicas, permitindo que o professor enriqueça o processo de ensino-aprendizagem com recursos interativos, como mapas digitais, plataformas colaborativas e simulações. No entanto, isso não significa que os métodos tradicionais devam ser completamente abandonados.

O uso do livro didático, do quadro e do giz ainda possui relevância no contexto educacional, pois são recursos consagrados que facilitam a exposição de conteúdos e a organização do pensamento. A combinação entre o tradicional e o tecnológico pode ser extremamente eficaz, desde que mediada pela reflexão crítica do professor. Cabe ao educador avaliar como integrar essas diferentes abordagens de maneira equilibrada, garantindo que os alunos se beneficiem tanto da riqueza dos novos recursos quanto da estrutura oferecida pelos métodos convencionais.

Portanto, a afirmação está correta: o professor pode e deve modificar o processo de ensino-aprendizagem com o auxílio das novas tecnologias, sem necessariamente abandonar os métodos tradicionais. O importante é que essa integração seja feita de forma consciente e estratégica, sempre visando ao melhor aproveitamento do conteúdo pela turma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *