Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Uma concepção socioconstrutivista entende o processo de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual ambos são ativos e estão em interação. Sendo assim, uma ação didática importante a ser desencadeada no ensino com vistas à construção de conceitos são as atividades dos alunos. Não se trata apenas de propiciar oportunidades para que os alunos fiquem em atividade física durante as aulas. Essas atividades externas são importantes, principalmente para os alunos mais jovens, mas sua importância é maior pela possibilidade de se transformarem, pela internalização e pela linguagem, em atividades internas, intelectuais, de pensamento. Lana Cavalcanti. Geografia e construção de conhecimentos, Campinas: Papirus, 1998, p. 145.Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.No ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito e objeto está voltada aos aspectos avaliativos.

Uma concepção socioconstrutivista entende o processo
de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção
que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual
ambos são ativos e estão em interação. Sendo assim, uma ação
didática importante a ser desencadeada no ensino com vistas
à construção de conceitos são as atividades dos alunos. Não se
trata apenas de propiciar oportunidades para que os alunos fiquem
em atividade física durante as aulas. Essas atividades externas
são importantes, principalmente para os alunos mais jovens, mas
sua importância é maior pela possibilidade de se transformarem,
pela internalização e pela linguagem, em atividades internas,
intelectuais, de pensamento.

Lana Cavalcanti. Geografia e construção de
conhecimentos
, Campinas: Papirus, 1998, p. 145.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial,
julgue o item subsequente.

No ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito
e objeto está voltada aos aspectos avaliativos.

Resposta:

A alternativa correta é E)

O fragmento de texto apresentado aborda a perspectiva socioconstrutivista no processo de ensino e aprendizagem, destacando a interação dinâmica entre o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto). Segundo essa concepção, o conhecimento é construído por meio de atividades que promovem não apenas a ação física, mas também a internalização e o desenvolvimento intelectual. A autora Lana Cavalcanti enfatiza que o foco principal dessas atividades está na construção de conceitos e no pensamento crítico, não se restringindo a aspectos meramente avaliativos.

O item em questão afirma que, no ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito e objeto está voltada aos aspectos avaliativos. Essa afirmação é incorreta, pois o texto deixa claro que o objetivo central dessa interação é a construção do conhecimento e a formação intelectual do aluno, não a avaliação em si. Portanto, o gabarito correto é E) ERRADO, já que a abordagem socioconstrutivista prioriza o processo de aprendizagem e a internalização de conceitos, e não os resultados avaliativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *