À luz de estudos sobre a função social da língua, o papel da escola em relação à linguagem oral é, sobretudo, ensinar ao aluno
À luz de estudos sobre a função social da língua, o papel da escola em relação à linguagem oral é, sobretudo, ensinar ao aluno
- A)a única fala correta.
- B)a corrigir a própria fala.
- C)a língua de maior prestígio social.
- D)a treinar o uso mais formal da sua fala.
- E)as falas mais adequadas ao contexto de uso.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O papel da escola no ensino da linguagem oral deve ser compreendido dentro de uma perspectiva sociolinguística, que reconhece a variação linguística como um fenômeno natural e intrínseco a qualquer língua. Nesse contexto, a alternativa correta é a letra E, que propõe ensinar ao aluno "as falas mais adequadas ao contexto de uso".
A ideia de uma única fala correta (alternativa A) é equivocada, pois desconsidera a diversidade linguística e as diferentes formas de expressão que existem em uma comunidade. Da mesma forma, a simples correção da fala (alternativa B) pode ser reducionista, já que a língua não se limita a um modelo rígido e imutável.
Embora a escola deva apresentar a língua de maior prestígio social (alternativa C), isso não significa desvalorizar as variedades linguísticas que os alunos trazem de suas experiências cotidianas. O objetivo não é impor uma forma única, mas ampliar o repertório comunicativo dos estudantes.
O treinamento do uso formal da fala (alternativa D) também é importante, mas não pode ser o único foco. A escola deve preparar o aluno para se comunicar em diferentes situações, desde as mais informais até as mais formais, sempre considerando a adequação ao contexto.
Portanto, a resposta mais abrangente e correta é a alternativa E, pois reconhece que a linguagem é flexível e deve ser adaptada conforme a situação, sem desmerecer as variedades linguísticas que os alunos já dominam. A escola tem o papel de desenvolver a competência comunicativa, permitindo que o aluno faça escolhas linguísticas conscientes e adequadas a cada contexto social.
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