Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

À luz de estudos sobre a função social da língua, o papel da escola em relação à linguagem oral é, sobretudo, ensinar ao aluno

À luz de estudos sobre a função social da língua, o papel da escola em relação à linguagem oral é, sobretudo, ensinar ao aluno

Resposta:

A alternativa correta é E)

O papel da escola no ensino da linguagem oral deve ser compreendido dentro de uma perspectiva sociolinguística, que reconhece a variação linguística como um fenômeno natural e intrínseco a qualquer língua. Nesse contexto, a alternativa correta é a letra E, que propõe ensinar ao aluno "as falas mais adequadas ao contexto de uso".

A ideia de uma única fala correta (alternativa A) é equivocada, pois desconsidera a diversidade linguística e as diferentes formas de expressão que existem em uma comunidade. Da mesma forma, a simples correção da fala (alternativa B) pode ser reducionista, já que a língua não se limita a um modelo rígido e imutável.

Embora a escola deva apresentar a língua de maior prestígio social (alternativa C), isso não significa desvalorizar as variedades linguísticas que os alunos trazem de suas experiências cotidianas. O objetivo não é impor uma forma única, mas ampliar o repertório comunicativo dos estudantes.

O treinamento do uso formal da fala (alternativa D) também é importante, mas não pode ser o único foco. A escola deve preparar o aluno para se comunicar em diferentes situações, desde as mais informais até as mais formais, sempre considerando a adequação ao contexto.

Portanto, a resposta mais abrangente e correta é a alternativa E, pois reconhece que a linguagem é flexível e deve ser adaptada conforme a situação, sem desmerecer as variedades linguísticas que os alunos já dominam. A escola tem o papel de desenvolver a competência comunicativa, permitindo que o aluno faça escolhas linguísticas conscientes e adequadas a cada contexto social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *