Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve
- A)optar por materiais escritos produzidos para o uso escolar, como livros didáticos, uma vez que não precisam ser adaptados ou transformados para se adequarem aos alunos.
- B)adaptar materiais diversos de uso social em sua linguagem e formato para que se adequem à realidade dos alunos e sua capacidade de compreensão, evitando-se materiais complexos e muito extensos dentro da sala de aula.
- C)selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola, desde que não sejam inadequados aos alunos.
- D)produzir com a equipe da escola materiais escritos para uso no processo de alfabetização, que considerem as características do ano de escolaridade, a realidade do grupo de alunos e os objetivos didáticos, evitando inadequações naquilo que é apresentado à classe.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Um elemento fundamental no processo de alfabetização é a construção de um ambiente alfabetizador, que envolve tanto o professor quanto toda a equipe escolar. Esse ambiente deve ser rico em materiais escritos e oportunidades de interação com a linguagem, promovendo a familiarização dos alunos com diferentes gêneros textuais e suas funções sociais.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a mais adequada, pois:
- Reconhece a importância de materiais escolares específicos, como livros didáticos, que são elaborados com objetivos pedagógicos claros.
- Valoriza a utilização de textos autênticos que circulam na sociedade, em seus suportes originais, mantendo sua função social real.
- Garante que os alunos tenham contato com a diversidade textual presente no cotidiano, preparando-os para interagir com diferentes situações de leitura e escrita.
- Considera a adequação dos materiais à faixa etária e desenvolvimento dos alunos, sem descaracterizar os textos originais.
Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam não apenas habilidades técnicas de leitura e escrita, mas também compreendam o papel da linguagem em diferentes contextos sociais, tornando o processo de alfabetização mais significativo e conectado com a realidade.
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