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A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.

A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista
psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a
maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A aprendizagem da alfabetização inicial é um processo complexo e multifacetado, que envolve não apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também a construção ativa de significados pela criança. A perspectiva construtivista psicogenética, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, destaca que a criança não é um ser passivo nesse processo, mas sim um sujeito que elabora hipóteses e reconstrói seu conhecimento sobre a escrita.

Analisando as alternativas apresentadas:

  • A) Correta. A criança, de fato, constrói hipóteses e elabora conceituações sobre o sistema de escrita, passando por estágios como o pré-silábico, silábico e alfabético.
  • B) Correta. A interação com materiais escritos e com leitores experientes é fundamental para o desenvolvimento das hipóteses infantis sobre a escrita.
  • C) Incorreta. Esta afirmação contradiz a essência da abordagem construtivista, pois sugere um aprendizado linear e mecânico, desconsiderando o papel ativo da criança na construção do conhecimento.
  • D) Correta. O processo de alfabetização ocorre justamente através da reconstrução de conhecimentos prévios, em um movimento contínuo de reestruturação cognitiva.

Portanto, a alternativa C está incorreta por apresentar uma visão reducionista do processo de alfabetização, que na perspectiva construtivista é entendido como um processo ativo de construção de conhecimento, não dependente exclusivamente da aquisição prévia de habilidades específicas.

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