A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.
A aprendizagem da alfabetização inicial constitui-se um grande desafio. A perspectiva construtivista
psicogenética estuda a escrita do ponto de vista da criança e estabelece uma série de fatos que ocorrem com a
maioria das crianças que estão aprendendo a ler e a escrever. Sobre isto, é INCORRETO afirmar.
- A)A criança constrói hipóteses, resolve problemas e elabora conceituações sobre o escrito.
- B)As hipóteses que a criança constrói, desenvolvem-se quando a criança interage com leitores e com material escrito.
- C)A criança só aprende a escrever depois que apreende certas habilidades como falar e codificar sons em letras e isto independe da construção de hipóteses e de uma leitura prévia de mundo.
- D)A construção de hipóteses desenvolve-se por reconstruções, em outro nível, de conhecimentos anteriores, originando novas construções.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A aprendizagem da alfabetização inicial é um processo complexo e multifacetado, que envolve não apenas a aquisição de habilidades técnicas, mas também a construção ativa de significados pela criança. A perspectiva construtivista psicogenética, proposta por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, destaca que a criança não é um ser passivo nesse processo, mas sim um sujeito que elabora hipóteses e reconstrói seu conhecimento sobre a escrita.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) Correta. A criança, de fato, constrói hipóteses e elabora conceituações sobre o sistema de escrita, passando por estágios como o pré-silábico, silábico e alfabético.
- B) Correta. A interação com materiais escritos e com leitores experientes é fundamental para o desenvolvimento das hipóteses infantis sobre a escrita.
- C) Incorreta. Esta afirmação contradiz a essência da abordagem construtivista, pois sugere um aprendizado linear e mecânico, desconsiderando o papel ativo da criança na construção do conhecimento.
- D) Correta. O processo de alfabetização ocorre justamente através da reconstrução de conhecimentos prévios, em um movimento contínuo de reestruturação cognitiva.
Portanto, a alternativa C está incorreta por apresentar uma visão reducionista do processo de alfabetização, que na perspectiva construtivista é entendido como um processo ativo de construção de conhecimento, não dependente exclusivamente da aquisição prévia de habilidades específicas.
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