“Para aprender a ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.” (BRASIL, 2001, vol. 3, p. 122). Com base na citação significa defender a alfabetização como: I. função da maturação biológica. II. desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-mecânicas. III. um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais e de escrita. IV. aquisição de um código de transcrição da fala. Está(ão) correto(s) apenas o(s) itens(s):
“Para aprender a ler e escrever, a criança precisa
construir um conhecimento de natureza conceitual.”
(BRASIL, 2001, vol. 3, p. 122). Com base na citação
significa defender a alfabetização como:
I. função da maturação biológica.
II. desenvolvimento de capacidades relacionadas à
percepção, memorização e treino de um conjunto
de habilidades sensório-mecânicas.
III. um processo de construção de conhecimento
pelas crianças por meio de práticas que têm
como ponto de partida e de chegada o uso da
linguagem e a participação nas diversas práticas
sociais e de escrita.
IV. aquisição de um código de transcrição da fala.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) itens(s):
- A)I.
- B)II.
- C)III.
- D)IV.
- E)I e IV.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O processo de alfabetização, conforme destacado na citação do documento oficial brasileiro, não pode ser reduzido a uma simples função biológica ou a um treino mecânico de habilidades. A afirmação “Para aprender a ler e escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual” reforça a ideia de que a alfabetização é um ato cognitivo e social, no qual a criança interage com a linguagem em situações reais de comunicação.
Analisando as alternativas:
I. Função da maturação biológica. – Incorreta. A alfabetização não depende apenas do desenvolvimento biológico, mas de interações sociais e construção ativa de conhecimento.
II. Desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de habilidades sensório-mecânicas. – Incorreta. Embora essas habilidades possam auxiliar, a alfabetização vai além de exercícios repetitivos e mecânicos.
III. Processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas sociais e de escrita. – Correta. Essa alternativa reflete a perspectiva conceitual da citação, destacando o papel ativo da criança e a importância do contexto social.
IV. Aquisição de um código de transcrição da fala. – Incorreta. A alfabetização não se limita à decodificação, mas envolve compreensão e uso significativo da língua.
Portanto, apenas a alternativa C) III está correta, pois alinha-se com a visão de alfabetização como um processo de construção conceitual e participação em práticas sociais de leitura e escrita.
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