Segundo Márcia Gobbi (2010), estamos condicionados a pensar nas linguagens sempre relacionadas à fala da criança. Com isso a autora quer chamar a atenção ao fato de que as múltiplas linguagens estão associadas:
Segundo Márcia Gobbi (2010), estamos condicionados a
pensar nas linguagens sempre relacionadas à fala da criança.
Com isso a autora quer chamar a atenção ao fato de que as
múltiplas linguagens estão associadas:
- A)à escrita, à leitura e ao processo de alfabetização.
- B)ao movimento, ao desenho, à brincadeira, à música, à dança, ao gesto, dentre outros.
- C)ao aprendizado da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)
- D)ao ensino bilíngue desde os primeiros anos de escolarização.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Segundo Márcia Gobbi (2010), a compreensão das linguagens infantis vai muito além da fala, abrangendo diversas formas de expressão que as crianças utilizam para se comunicar e interagir com o mundo. A autora destaca que estamos acostumados a associar linguagem apenas à verbalização, quando na verdade ela se manifesta de maneiras muito mais amplas e significativas na primeira infância.
A alternativa correta, B), aponta justamente para essa multiplicidade: o movimento, o desenho, a brincadeira, a música, a dança e os gestos são linguagens tão importantes quanto a fala no desenvolvimento infantil. Essas formas de expressão permitem que a criança explore seu entorno, construa conhecimentos e estabeleça relações de maneira integral, utilizando todo o seu corpo e seus sentidos.
Gobbi nos alerta que reduzir a linguagem apenas aos aspectos verbais ou à alfabetização (alternativa A) é limitar o potencial expressivo das crianças. Da mesma forma, embora a Libras (alternativa C) e o bilinguismo (alternativa D) sejam importantes, não representam o cerne da argumentação da autora sobre as múltiplas linguagens na infância.
Portanto, a resposta B) corretamente sintetiza o pensamento de Gobbi ao reconhecer que as crianças se comunicam e aprendem através de diversas linguagens corporais, artísticas e lúdicas, que devem ser valorizadas tanto quanto a linguagem verbal em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Deixe um comentário