Além de reconhecer o valor das interações entre as crianças, entre estas e os parceiros adultos, e a importância de se olhar para as práticas culturais em que as crianças se envolvem, as instituições educacionais da educação infantil devem destacar a brincadeira como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. Sendo assim, brincar dá à criança oportunidade para
Além de reconhecer o valor das interações entre as crianças, entre estas e os parceiros adultos, e a importância de se olhar para as práticas culturais em que as crianças se envolvem, as instituições educacionais da educação infantil devem destacar a brincadeira como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. Sendo assim, brincar dá à criança oportunidade para
- A)diversão, sendo natural na vida dela. É algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem comprometimento, não exigindo planejamento pedagógico.
- B)imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
- C)relaxar, após realizar atividades mais escolarizadas. A brincadeira é o momento de negação do trabalho, de certa irreverência e até de desinteresse pelo que é sério.
- D)se relacionar com outra criança sem a mediação do adulto. A brincadeira não é uma das linguagens que se destaca na infância, mas é através dela que a criança recebe a cultura da sociedade em que vive.
- E)distração e fuga, não lhe conferindo um caráter educativo. A brincadeira na instituição educacional ocupa o espaço de interrupção da atividade dirigida pelo professor para descanso e higiene mental.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil é um tema central na educação, especialmente na primeira infância. As interações lúdicas não apenas proporcionam diversão, mas também desempenham uma função essencial no processo de aprendizagem e construção do conhecimento. O texto apresentado destaca a importância da brincadeira como atividade privilegiada nessa fase, apontando suas múltiplas dimensões.
Entre as alternativas apresentadas, a opção B) corretamente identifica a brincadeira como um espaço de imitação do conhecido e construção do novo. Essa perspectiva vai além da visão reducionista que enxerga o brincar apenas como entretenimento ou distração. Ao reconstruir cenários, assumir personagens e ressignificar objetos, a criança exercita sua capacidade criativa, reelabora experiências e desenvolve habilidades cognitivas e socioafetivas.
Essa abordagem se alinha com teorias educacionais que compreendem o brincar como:
- Um processo ativo de apropriação da realidade
- Um mecanismo de experimentação de papéis sociais
- Uma forma de linguagem expressiva
- Um meio de desenvolvimento da autonomia
As demais alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas sobre o brincar. A opção A) reduz a brincadeira a mera diversão espontânea, ignorando seu potencial pedagógico. Já as opções C), D) e E) cometem o erro de dissociar a brincadeira dos processos educativos, tratando-a como atividade complementar ou de menor importância.
Portanto, a alternativa B) se destaca por reconhecer a complexidade e o valor educativo intrínseco das atividades lúdicas, que permitem à criança ressignificar seu mundo e construir novos conhecimentos de forma ativa e prazerosa.
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