O desenho e a brincadeira são formas de linguagem que favorecem a interação com o outro e com o objeto, possibilitando a comunicação e a compreensão de ideias e a organização do pensamento. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I. A criança, ao desenhar ou apreciar uma ilustração, compreende que aquilo que ela vê no mundo exterior pode ser representado. II. A brincadeira é uma atividade propícia ao processo de significação por envolver uma fexibilização na forma de compreender os signos e suas relações. III. O desenho é uma atividade que favorece a escrita, porque a criança percebe que pode desenhar também a fala. Pela análise, pode-se concluir que estão CORRETAS as afirmativas:
O desenho e a brincadeira são formas de linguagem que favorecem a interação com o outro e com o objeto, possibilitando a comunicação e a compreensão de ideias e a organização do pensamento.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança, ao desenhar ou apreciar uma ilustração, compreende que aquilo que ela vê no mundo exterior pode ser representado.
II. A brincadeira é uma atividade propícia ao processo de significação por envolver uma fexibilização na forma de compreender os signos e suas relações.
III. O desenho é uma atividade que favorece a escrita, porque a criança percebe que pode desenhar também a fala.
Pela análise, pode-se concluir que estão CORRETAS as afirmativas:
- A)I e II apenas.
- B)I e III apenas.
- C)II e III apenas.
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O desenho e a brincadeira são formas de linguagem que favorecem a interação com o outro e com o objeto, possibilitando a comunicação e a compreensão de ideias e a organização do pensamento. A análise das afirmativas apresentadas demonstra que todas estão corretas, conforme será discutido a seguir.
A afirmativa I destaca que a criança, ao desenhar ou apreciar uma ilustração, compreende que aquilo que ela vê no mundo exterior pode ser representado. Essa ideia está alinhada com a noção de que o desenho é uma ferramenta de representação simbólica, permitindo que a criança traduza sua percepção do mundo em formas gráficas, desenvolvendo assim sua capacidade de abstração e comunicação.
A afirmativa II ressalta que a brincadeira é uma atividade propícia ao processo de significação, pois envolve uma flexibilização na forma de compreender os signos e suas relações. Durante a brincadeira, a criança experimenta diferentes papéis e situações, atribuindo novos significados a objetos e ações, o que amplia sua compreensão simbólica e sua capacidade de interpretação.
Por fim, a afirmativa III afirma que o desenho favorece a escrita, pois a criança percebe que pode desenhar também a fala. Essa relação entre desenho e escrita é fundamental no desenvolvimento infantil, já que ambas são formas de representação gráfica. Ao desenhar, a criança começa a entender que os símbolos podem representar não apenas objetos, mas também sons e ideias, preparando o terreno para a aquisição da escrita.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas, pois cada uma delas aborda aspectos essenciais do papel do desenho e da brincadeira no desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil. A alternativa D) I, II e III é a correta.
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