À luz de estudos apoiados em contribuições de Piaget, é correto afirmar que com o jogo simbólico, uma das primeiras manifestações dramatizadas, a criança procura expressar o seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança, e sua manifestação evolui
À luz de estudos apoiados em contribuições de Piaget, é correto afirmar que com o jogo simbólico, uma das primeiras manifestações dramatizadas, a criança procura expressar o seu conhecimento do mundo de forma integradora. A dramatização acompanha o desenvolvimento da criança, e sua manifestação evolui
- A)do jogo espontâneo para o jogo de regras, do jogo individual para o coletivo.
- B)do jogo de regras para o jogo espontâneo, do jogo coletivo para o jogo individual.
- C)das brincadeiras programadas como situações de ensino para as brincadeiras inventadas pela criança.
- D)da produção coletiva para a produção individual e criativa da criança.
- E)dos jogos que transmitem conteúdos curriculares para a produção escolar da criança.
Resposta:
A alternativa correta é A)
À luz das contribuições de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, o jogo simbólico representa uma das primeiras formas de expressão dramatizada pela criança, permitindo-lhe integrar e compreender o mundo ao seu redor. Conforme a criança amadurece, sua capacidade de dramatização evolui, refletindo mudanças significativas em sua interação social e cognitiva.
De acordo com a teoria piagetiana, a evolução da dramatização ocorre em duas dimensões principais:
- Do jogo espontâneo para o jogo de regras: inicialmente, a criança brinca de forma livre e imaginativa, sem restrições. Com o tempo, passa a incorporar regras e estruturas mais definidas em suas atividades lúdicas.
- Do jogo individual para o coletivo: nos primeiros anos, a criança tende a brincar sozinha, centrada em seu próprio mundo. Progressivamente, desenvolve a capacidade de interagir e cooperar com outras crianças em jogos compartilhados.
Essa progressão, descrita na alternativa A, demonstra como o desenvolvimento cognitivo e social caminham juntos, permitindo que a criança avance de uma expressão egocêntrica para formas mais complexas e socializadas de brincadeira.
As demais alternativas não correspondem ao modelo piagetiano, pois invertem essa evolução natural (B), focam em aspectos não centrais da teoria (C e D) ou desviam para questões pedagógicas que não são o foco da questão (E).
Deixe um comentário