Na dimensão “multiciplicidade de experiências e linguagens”, dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009), dentre os diversos indicadores destaca-se o indicador “crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo”. Considera-se como seus indicadores específicos: I. as crianças são atendidas com aceitação, acolhimento e de imediato pelas professoras diante de suas necessidades fisiológicas; II. as professoras acompanham as primeiras manifestações da sexualidade da crianças; III. as crianças são ensinadas a cuidarem de si mesmas e do seu próprio corpo; IV. há consideração, na instituição, do ritmo específico da aprendizagem do controle dos esfíncteres pela criança. Dos itens acima verifica-se que está(ão) correto(s)
- A)I, II, III e IV.
- B)I, III e IV, apenas.
- C)II e III, apenas.
- D)IV, apenas.
- E)I, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda a dimensão "multiplicidade de experiências e linguagens" dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009), com foco no indicador "crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo". São listados quatro indicadores específicos que compõem esse critério de avaliação:
I. O atendimento imediato e acolhedor às necessidades fisiológicas das crianças;
II. O acompanhamento das primeiras manifestações da sexualidade infantil;
III. O ensino do autocuidado e cuidado com o próprio corpo;
IV. A consideração do ritmo individual no aprendizado do controle dos esfíncteres.
Analisando os itens, verifica-se que a alternativa correta é a B) I, III e IV, apenas. Esta seleção se justifica porque:
- O item I está correto, pois descreve uma prática essencial de acolhimento e atenção às necessidades básicas;
- O item II não está incluído na resposta correta, pois embora importante, não é mencionado como parte dos indicadores específicos para essa dimensão particular;
- O item III está correto, representando um aspecto fundamental da educação infantil;
- O item IV está correto, destacando a necessidade de respeitar o desenvolvimento individual das crianças.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor representa os indicadores específicos mencionados no texto para essa dimensão da qualidade na educação infantil.
Deixe um comentário