Em relação à ludicidade e ao uso de jogos e brinquedos na educação escolar, assinale a alternativa correta:
Em relação à ludicidade e ao uso de jogos e brinquedos na educação escolar, assinale a alternativa correta:
- A)Os jogos de regras, segundo Henry Wallon, vão predominar a partir dos seis, sete anos de idade, período denominado, inicialmente, de operatório concreto (dos sete aos doze anos) e, depois, de operatório formal (a partir aproximadamente dos doze anos).
- B)Enquanto Freud esteve atento mais aos processos emocionais trabalhados pelo brinquedo e pelo jogo, Piaget esteve mais atento aos aspectos cognitivos trabalhados por esses mesmos recursos, sem que tenha descuidado dos aspectos afetivos e morais.
- C)As atividades ou os brinquedos, segundo Cipriano Luckesi, trazem em si um saber ou uma possibilidade que encerram potencialidades que poderão ser ativadas ou não por quem os vivencia. Assim, as atividades lúdicas só podem ter como suporte objetos comuns de uso cotidiano.
- D)Jean Piaget compreendeu que o brinquedo é o caminho real para o inconsciente da criança, assim como o sonho é o caminho real para o inconsciente do adulto, ou seja, a experiência do brincar tem seu lado interno, que se expressa no externo. A meta de Piaget, como sabemos, foi desvendar e compreender as operações do inconsciente através de suas manifestações externas.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O uso de jogos e brinquedos na educação escolar é um tema amplamente discutido por teóricos da psicologia e da pedagogia, cada um abordando diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. A alternativa correta, neste caso, é a B), que destaca as perspectivas complementares de Freud e Piaget sobre o assunto.
Enquanto Sigmund Freud concentrou-se nos processos emocionais envolvidos no brincar, enfatizando como o jogo e o brinquedo permitem à criança expressar e elaborar conflitos internos, Jean Piaget direcionou sua atenção para os aspectos cognitivos. Piaget analisou como os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento das estruturas mentais, sem negligenciar completamente a dimensão afetiva e moral. Sua teoria demonstra que o lúdico é essencial para a construção do conhecimento, pois estimula a assimilação e a acomodação de novas informações.
As outras alternativas apresentam equívocos ou distorções teóricas. A alternativa A) atribui incorretamente a Henry Wallon a classificação dos estágios operatório concreto e formal, que são conceitos piagetianos. Já a alternativa C) limita erroneamente as atividades lúdicas a objetos cotidianos, ignorando a diversidade de recursos que podem ser utilizados no processo educativo. Por fim, a alternativa D) confunde a teoria de Piaget com a de Freud, ao associar o brinquedo como "caminho para o inconsciente", uma ideia central na psicanálise, mas não no construtivismo piagetiano.
Portanto, a alternativa B) é a que melhor sintetiza as contribuições desses dois grandes pensadores, destacando a importância tanto dos aspectos emocionais quanto cognitivos no uso de jogos e brinquedos na educação.
Deixe um comentário