Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo, são indispensáveis à prática educativa. A alternativa que contém termos diretamente associados à importância do brincar para o fazer educativo é:
Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento das
atividades intelectuais e sociais superiores; por isso mesmo,
são indispensáveis à prática educativa.
A alternativa que contém termos diretamente associados à
importância do brincar para o fazer educativo é:
- A)prazer – simbolização – criação
- B)representação – ação – submissão
- C)repetição – interação – organização
- D)descoberta – passividade – reflexão
- E)estimulação – alienação – socialização
Resposta:
A alternativa correta é A)
O brincar é uma ferramenta fundamental no processo educativo, pois estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A alternativa correta, que melhor representa a importância das atividades lúdicas no contexto pedagógico, é a letra A) prazer – simbolização – criação.
Esses três elementos estão intrinsecamente ligados ao ato de brincar:
- Prazer: A atividade lúdica é, antes de tudo, prazerosa, o que motiva a criança a se engajar e explorar o mundo ao seu redor.
- Simbolização: O brincar permite que a criança represente situações reais ou imaginárias, desenvolvendo sua capacidade de abstração e criatividade.
- Criação: Através do jogo, a criança inventa, transforma e ressignifica sua realidade, exercitando sua autonomia e pensamento crítico.
Portanto, a combinação desses termos evidencia como o brincar não é apenas um passatempo, mas uma prática essencial para a construção de conhecimentos e habilidades superiores na educação.
Deixe um comentário