O lúdico e a ludicidade só serão compreendidos no seu acontecer. O lúdico se parece a uma sinfonia: ela tem que ser executada para ser vivida. Não é uma ideia intelectualizada que nos dá a compreensão da sinfonia. Ela não foi criada para se tornar conceito, mas para ser vivenciada mediante sua execução. Santin. Educação física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento. Porto Alegre: EST/ESEF, 1994, p. 87 (com adaptações).Tendo como referência inicial o texto apresentado, assinale a opção correta.
O lúdico e a ludicidade só serão compreendidos no seu
acontecer. O lúdico se parece a uma sinfonia: ela tem que ser
executada para ser vivida. Não é uma ideia intelectualizada que nos
dá a compreensão da sinfonia. Ela não foi criada para se tornar
conceito, mas para ser vivenciada mediante sua execução.
Santin. Educação física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento.
Porto Alegre: EST/ESEF, 1994, p. 87 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto apresentado, assinale a opção
correta.
- A)As vivências lúdicas individuais permitem que o indivíduo se coloque em contato com seus limites e capacidades, o que dificulta as reflexões para a tomada de decisões próprias para a criação nas ações.
- B)Para que haja momentos lúdicos no treinamento do esporte de alto rendimento, o professor deve propor atividades com os papéis dos jogadores bem definidos, evitando incertezas e promovendo o prazer.
- C)No planejamento de vivências motoras na escola, é importante que haja espaço para o professor elaborar atividades lúdicas com a certeza de proporcionar momentos de prazer, criatividade, espontaneidade e diversão.
- D)As atividades lúdicas desenvolvidas na escola intencionam a preparação da criança para a vida adulta, ou seja, devem ser voltadas para o resultado, com ênfase no produto, como recuperação das forças ou alívio do estresse.
- E)A ludicidade proporciona um ambiente heterogêneo com clima propício às vivências com espontaneidade e liberdade nas relações interpessoais, possibilitando o desenvolvimento do respeito ao outro, do diálogo, aprendizagem e criação.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O texto apresentado destaca a essência do lúdico como uma experiência que deve ser vivenciada, não apenas intelectualizada. A analogia com a sinfonia reforça a ideia de que o lúdico só se revela plenamente em sua execução, ou seja, na prática e na interação. Partindo dessa perspectiva, a alternativa correta é a E), pois ela captura o espírito da ludicidade como um ambiente que favorece a espontaneidade, a liberdade e as relações interpessoais, elementos fundamentais para o desenvolvimento humano.
A ludicidade, conforme abordada por Santin, não se limita a um mero instrumento de preparação para a vida adulta ou de busca por resultados, como sugerem algumas das outras alternativas. Em vez disso, ela cria um espaço de experimentação, onde o respeito, o diálogo e a criatividade florescem naturalmente. Essa visão está em sintonia com a ideia de que o lúdico é uma experiência que transcende a racionalização, sendo vivida na sua plenitude apenas quando há liberdade para explorar, errar e aprender.
Portanto, a alternativa E) é a que melhor reflete o conceito de ludicidade apresentado no texto, ao enfatizar um ambiente heterogêneo e propício para vivências significativas, onde a espontaneidade e a liberdade são pilares para a construção de relações saudáveis e aprendizagens autênticas.
Deixe um comentário