A partir das reflexões propostas para o trabalho com a diversidade étnico-racial, Dias (2012), no capítulo intitulado “Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres”, identificou quatro princípios orientadores das práticas docentes na Educação Infantil. Em conformidade com a autora coloque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas: ( ) A coragem para enfrentar temas relativos à diversidade na educação infantil não se constitui um princípio identificado entre as egressas dos cursos de formação. ( ) Trabalhar com a diversidade étnico-racial, especialmente na educação infantil exige compromisso ético, político e religioso. ( ) É preciso considerar a ludicidade como fator importante na abordagem da diversidade étnico-racial na educação infantil. ( ) A diferença entre as pessoas não deve ser considerada como fator positivo, tal consideração está na contramão da política de identidade promovida pelas hierarquias entre as pessoas. ( ) A identidade étnico-racial não é socialmente construída, cabe aos professores da educação infantil impor entre as crianças a forma como esta identidade deve ser adquirida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A partir das reflexões propostas para o trabalho com a diversidade étnico-racial, Dias (2012), no capítulo intitulado
“Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres”, identificou quatro
princípios orientadores das práticas docentes na Educação Infantil.
Em conformidade com a autora coloque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
( ) A coragem para enfrentar temas relativos à diversidade na educação infantil não se constitui um princípio
identificado entre as egressas dos cursos de formação.
( ) Trabalhar com a diversidade étnico-racial, especialmente na educação infantil exige compromisso ético,
político e religioso.
( ) É preciso considerar a ludicidade como fator importante na abordagem da diversidade étnico-racial na
educação infantil.
( ) A diferença entre as pessoas não deve ser considerada como fator positivo, tal consideração está na
contramão da política de identidade promovida pelas hierarquias entre as pessoas.
( ) A identidade étnico-racial não é socialmente construída, cabe aos professores da educação infantil impor
entre as crianças a forma como esta identidade deve ser adquirida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- A)V – F – V – F– F
- B)V– V– F – V – V
- C)F – F – V – F – F
- D)V – V – V – V – F
Resposta:
A alternativa correta é C)
A partir das reflexões propostas por Dias (2012) sobre o trabalho com a diversidade étnico-racial na Educação Infantil, podemos analisar as proposições apresentadas e identificar quais são verdadeiras (V) ou falsas (F). O capítulo em questão destaca quatro princípios orientadores para as práticas docentes, os quais nos ajudam a compreender a abordagem correta sobre o tema.
A primeira afirmação sugere que a coragem para enfrentar temas relativos à diversidade não é um princípio identificado entre egressos dos cursos de formação. Essa afirmação é falsa (F), pois a autora enfatiza justamente a importância da formação docente para lidar com essas questões de maneira consciente e corajosa.
A segunda proposição afirma que trabalhar com diversidade étnico-racial exige compromisso ético, político e religioso. Embora o compromisso ético e político seja essencial, a inclusão do termo "religioso" torna a afirmação falsa (F), já que o texto não menciona a religião como um princípio orientador.
A terceira afirmação destaca a ludicidade como fator importante na abordagem da diversidade na Educação Infantil. Essa afirmação é verdadeira (V), pois Dias (2012) reforça que o lúdico é uma ferramenta fundamental para trabalhar conceitos complexos com crianças pequenas.
A quarta proposição diz que a diferença entre as pessoas não deve ser considerada como fator positivo, contrariando políticas de identidade. Essa afirmação é falsa (F), uma vez que o texto defende justamente o reconhecimento e valorização das diferenças como parte essencial da construção identitária.
Por fim, a quinta afirmação sugere que a identidade étnico-racial não é socialmente construída e que os professores devem impor sua formação. Essa ideia é falsa (F), já que a autora defende que a identidade é construída social e culturalmente, cabendo ao professor mediar esse processo de forma crítica e reflexiva, nunca impositiva.
Portanto, a sequência correta é C) F – F – V – F – F, conforme o gabarito indicado.
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