Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao valorizar a criança, as instituições de Educação Infantil resgatam sua função social, revitalizando as relações no espaço escolar como um espaço integrador, dinâmico, vivo, ao invés de um lugar cristalizado como transmissor de conteúdos da matéria. Com relação à organização do espaço e tempo, leia atentamente as afirmativas. I. Os espaços físicos e os ambientes devem oferecer condições para as crianças variarem as posições corporais. Para isso a escola poderá providenciar tapetes ou almofadas para o conforto das crianças. II. Estar junto é compartilhar a experiência do jogo e a troca de papéis nas relações conflituosas com o jogo. III. Repetir faz parte da elaboração para a compreensão de uma atividade, assim como está relacionado ao prazer de viver essa ou aquela situação. IV. O tempo reservado para a realização das atividades deve ter no máximo 10 minutos para evitar a dispersão da criança. Estão corretas as afirmativas:

Ao valorizar a criança, as instituições de Educação Infantil resgatam sua função social, revitalizando as relações no espaço escolar como um espaço integrador, dinâmico, vivo, ao invés de um lugar cristalizado como transmissor de conteúdos da matéria. Com relação à organização do espaço e tempo, leia atentamente as afirmativas.

I. Os espaços físicos e os ambientes devem oferecer condições para as crianças variarem as posições corporais. Para isso a escola poderá providenciar tapetes ou almofadas para o conforto das crianças.

II. Estar junto é compartilhar a experiência do jogo e a troca de papéis nas relações conflituosas com o jogo.

III. Repetir faz parte da elaboração para a compreensão de uma atividade, assim como está relacionado ao prazer de viver essa ou aquela situação.

IV. O tempo reservado para a realização das atividades deve ter no máximo 10 minutos para evitar a dispersão da criança.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é A)

A valorização da criança no ambiente educacional é um princípio fundamental para o desenvolvimento integral, tanto no aspecto cognitivo quanto social e emocional. As instituições de Educação Infantil, ao priorizarem esse enfoque, cumprem sua função social de maneira mais efetiva, transformando o espaço escolar em um local de integração, dinamismo e vivência, em contraste com a visão tradicional de um ambiente rígido e centrado na transmissão de conteúdos.

No que diz respeito à organização do espaço e do tempo, as afirmativas apresentadas refletem princípios pedagógicos alinhados com essa perspectiva. A afirmativa I está correta, pois destaca a importância de ambientes que permitam variações nas posições corporais, promovendo conforto e liberdade de movimento, elementos essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento motor das crianças.

A afirmativa II também está correta, já que enfatiza o valor do compartilhamento e da interação social, especialmente por meio do jogo e da resolução de conflitos. Essas experiências são fundamentais para a construção de relações e para o aprendizado de habilidades socioemocionais.

A afirmativa III é igualmente válida, pois reconhece a repetição como um processo natural de elaboração e compreensão, além de estar associada ao prazer e à consolidação de aprendizados. A repetição permite que a criança domine atividades, explore nuances e construa significados.

Por outro lado, a afirmativa IV está incorreta. Limitar o tempo das atividades a apenas 10 minutos pode ser prejudicial, pois desconsidera o ritmo individual de cada criança e a necessidade de imersão em experiências significativas. A dispersão não é evitada com prazos curtos, mas com propostas engajadoras e adequadas ao desenvolvimento infantil.

Portanto, as afirmativas corretas são I, II e III, correspondendo à alternativa A. Essa seleção reforça a importância de um ambiente educacional flexível, interativo e respeitoso com os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *