A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento. É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia a dia do trabalho educativo. Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes. A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição NÃO seja fornecida por essa sequência é:
A rotina diária é o desenvolvimento prático do planejamento.
É a sequência de diferentes atividades que acontecem no dia
a dia do trabalho educativo.
Na Educação Infantil, esta sequência favorece a aquisição, por
parte da criança, de uma série de comportamentos/atitudes.
A alternativa que apresenta um comportamento cuja aquisição
NÃO seja fornecida por essa sequência é:
- A)Vivenciar atividades diversificadas.
- B)Orientar-se na relação tempo-espaço.
- C)Estruturar sua independência e autonomia.
- D)Explorar o ambiente e poder fazer escolhas nas atividades livres.
- E)Estabelecer um ritmo comum de trabalho igualando-se aos demais membros do grupo.
Resposta:
A alternativa correta é E)
A rotina diária na Educação Infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, proporcionando uma estrutura que favorece a aquisição de diversos comportamentos e atitudes. Através da sequência de atividades planejadas, as crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências diversificadas, orientar-se no tempo e no espaço, estruturar sua independência e autonomia, além de explorar o ambiente e fazer escolhas durante as atividades livres.
No entanto, nem todos os comportamentos listados são promovidos pela rotina diária. A alternativa E) afirma que a rotina ajuda a "estabelecer um ritmo comum de trabalho igualando-se aos demais membros do grupo", o que não corresponde à realidade. A Educação Infantil valoriza o desenvolvimento individual de cada criança, respeitando seus ritmos e particularidades, em vez de buscar uma padronização ou igualdade rígida entre os alunos.
Portanto, a alternativa correta é E), pois a rotina não tem como objetivo principal igualar o ritmo de trabalho de todas as crianças, mas sim oferecer um ambiente estruturado que possibilite o desenvolvimento de acordo com as necessidades e potencialidades de cada uma.
Deixe um comentário