Na educação infantil, a rotina possui relevância por apresentar uma regularidade na organização do tempo, tão necessária às diferentes idades. Isso porque as atividades que se repetem regularmente passam a atuar como reguladores do tempo para as crianças, permitindo que elas se organizem no espaço e no tempo, por meio de referências que se tornam estáveis. Ao criar algumas referências na instituição, a criança é capaz de antecipar atividades que ocorrerão, tendo a possibilidade de organizar seu tempo, sentindo-se mais confiante. Sobre os tempos que devem compor a rotina da Educação Infantil, temos:
por apresentar uma regularidade na organização do
tempo, tão necessária às diferentes idades. Isso
porque as atividades que se repetem regularmente
passam a atuar como reguladores do tempo para as
crianças, permitindo que elas se organizem no
espaço e no tempo, por meio de referências que se
tornam estáveis. Ao criar algumas referências na
instituição, a criança é capaz de antecipar
atividades que ocorrerão, tendo a possibilidade de
organizar seu tempo, sentindo-se mais confiante.
Sobre os tempos que devem compor a rotina da
Educação Infantil, temos:
- A)Situações didáticas, rodas de conversa e tempo de parque.
- B)Acolhida, recreio e atividades dirigidas.
- C)Projeto pedagógico, rodas de conversa e tempo de brincadeira.
- D)Atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho.
- E)Atividades permanentes, acolhida e projetos pedagógicos.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A rotina na educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, pois estabelece uma estrutura temporal que oferece segurança e organização. Ao repetir atividades de forma regular, a criança consegue criar referências estáveis, permitindo que ela antecipe eventos e se sinta mais confiante em seu ambiente escolar. Essa organização do tempo é essencial para que os pequenos compreendam a passagem do tempo e se adaptem às dinâmicas do cotidiano.
Entre as opções apresentadas sobre os tempos que devem compor a rotina na Educação Infantil, a alternativa correta é a D) Atividades permanentes, sequência de atividades e projetos de trabalho. Essa combinação garante um equilíbrio entre a constância necessária para a construção de hábitos e a diversidade de experiências que estimulam o aprendizado. As atividades permanentes oferecem familiaridade, enquanto as sequências e os projetos permitem aprofundamento e exploração de temas, contribuindo para um desenvolvimento integral.
Portanto, a escolha da alternativa D reflete uma compreensão adequada da importância de mesclar estabilidade e variedade na rotina escolar, garantindo que as crianças tenham tanto a segurança das repetições quanto a riqueza de novas descobertas. Essa abordagem favorece não apenas a organização do tempo, mas também o engajamento e o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.
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