Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Educação Infantil, é um lugar de aprendizagem, portanto deve-se organizar os espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à rotina pedagógica. Dentro desse contexto assinale a alternativa CORRETA que condiz com as crianças entre os 4 e os 5 anos:

A Educação Infantil, é um lugar de
aprendizagem, portanto deve-se organizar os
espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à
rotina pedagógica.

Dentro desse contexto assinale a alternativa
CORRETA que condiz com as crianças entre os 4
e os 5 anos:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A Educação Infantil é uma fase crucial no desenvolvimento da criança, onde a organização dos espaços e a integração à rotina pedagógica desempenham um papel fundamental. Entre as idades de 4 e 5 anos, as crianças apresentam características específicas que demandam abordagens educacionais adequadas para estimular seu crescimento cognitivo, emocional e social.

Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a B), pois reflete com precisão as necessidades e habilidades das crianças nessa faixa etária. Nessa fase, o pensamento sincrético — que mistura realidade e fantasia — se torna mais evidente, e o professor deve orientar os pequenos na definição de noções de tempo e espaço, além de incentivá-los a buscar soluções para problemas e explicações para fenômenos naturais.

É essencial que a rotina escolar seja flexível, permitindo ao educador ajustar a duração das atividades conforme o interesse e o ritmo das crianças. A exploração de todos os cantos da sala de aula, por exemplo, estimula a interação e a autonomia, criando um ambiente rico em possibilidades de aprendizado.

As outras alternativas, embora contenham elementos válidos, não abrangem de forma tão completa as particularidades dessa etapa. A alternativa A) menciona o jogo simbólico e atividades de linguagem, mas não destaca a importância da flexibilidade e da exploração do ambiente. A C) descreve características de uma fase anterior, enquanto a D) se concentra mais em aspectos motores e brincadeiras, sem abordar o desenvolvimento do pensamento e da autonomia.

Portanto, a alternativa B) é a que melhor condiz com as necessidades pedagógicas das crianças entre 4 e 5 anos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e adaptado às suas capacidades em constante evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *