Considere a seguinte afirmação: A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, a qualidade e adequação dos mesmos são elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico, materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não devem ser vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição (BRASIL, 1998, p. 68). Assinale a alternativa correta sobre os materiais e sua organização na Educação Infantil.
Considere a seguinte afirmação:
A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão
organizados, a qualidade e adequação dos mesmos são
elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico,
materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não
devem ser vistos como elementos passivos, mas como
componentes ativos do processo educacional que refletem a
concepção de educação assumida pela instituição (BRASIL,
1998, p. 68).
Assinale a alternativa correta sobre os materiais e sua
organização na Educação Infantil.
- A)Sem o material adequado, as práticas educativas serão comprometidas pela falta de materiais específicos para cada atividade planejada pelos professores.
- B)Cada material tem uma função única e previamente determinada na estruturação dos espaços, de acordo com o projeto pedagógico da escola de Educação Infantil.
- C)Devem ser priorizados os materiais de cunho pedagógico, como jogos com letras e números, memória, quebra-cabeças e materiais de atividades psicomotoras.
- D)A melhoria da ação educativa não depende exclusivamente da existência destes objetos, mas está condicionada ao uso que fazem deles os professores junto às crianças.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A afirmação apresentada destaca a importância do espaço físico, dos materiais e da sua organização como elementos ativos no processo educacional, refletindo a concepção pedagógica da instituição. Diante disso, a alternativa correta sobre os materiais e sua organização na Educação Infantil é a letra D, que afirma: "A melhoria da ação educativa não depende exclusivamente da existência destes objetos, mas está condicionada ao uso que fazem deles os professores junto às crianças."
Essa resposta está alinhada com a ideia de que os materiais e espaços não são meramente passivos, mas sim ferramentas que ganham significado a partir da mediação do educador e da interação das crianças. A qualidade educativa não reside apenas na posse de recursos específicos, mas na forma como são utilizados para promover experiências significativas e alinhadas com os objetivos pedagógicos.
As demais alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas: a letra A reduz a questão à falta de materiais, a letra B ignora a flexibilidade e múltiplas possibilidades dos recursos educativos, e a letra C prioriza apenas materiais com fins diretamente pedagógicos, desconsiderando a importância de outros elementos que também contribuem para o desenvolvimento integral da criança.
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