Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere a seguinte afirmação: A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, a qualidade e adequação dos mesmos são elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico, materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não devem ser vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição (BRASIL, 1998, p. 68). Assinale a alternativa correta sobre os materiais e sua organização na Educação Infantil.

Considere a seguinte afirmação:

A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão
organizados, a qualidade e adequação dos mesmos são
elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico,
materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não
devem ser vistos como elementos passivos, mas como
componentes ativos do processo educacional que refletem a
concepção de educação assumida pela instituição (BRASIL,
1998, p. 68).

Assinale a alternativa correta sobre os materiais e sua
organização na Educação Infantil.

Resposta:

A alternativa correta é D)

A afirmação apresentada destaca a importância do espaço físico, dos materiais e da sua organização como elementos ativos no processo educacional, refletindo a concepção pedagógica da instituição. Diante disso, a alternativa correta sobre os materiais e sua organização na Educação Infantil é a letra D, que afirma: "A melhoria da ação educativa não depende exclusivamente da existência destes objetos, mas está condicionada ao uso que fazem deles os professores junto às crianças."

Essa resposta está alinhada com a ideia de que os materiais e espaços não são meramente passivos, mas sim ferramentas que ganham significado a partir da mediação do educador e da interação das crianças. A qualidade educativa não reside apenas na posse de recursos específicos, mas na forma como são utilizados para promover experiências significativas e alinhadas com os objetivos pedagógicos.

As demais alternativas apresentam visões limitadas ou equivocadas: a letra A reduz a questão à falta de materiais, a letra B ignora a flexibilidade e múltiplas possibilidades dos recursos educativos, e a letra C prioriza apenas materiais com fins diretamente pedagógicos, desconsiderando a importância de outros elementos que também contribuem para o desenvolvimento integral da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *