Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil pode operar favorecendo a construção das estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando
estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando
- A)está de acordo com a fase do desenvolvimento infantil e permite a estruturação de relações topológicas, a percepção do espaço, as relações projetivas e a simultaneidade das noções de tempo, espaço, objeto e causalidade nos recursos arquitetônicos presentes.
- B)apresenta as condições higiênicas e de salubridade necessárias à saúde e se organiza de modo estável para abrigar rotinas que garantam a previsibilidade e a segurança necessárias ao desenvolvimento da criança, garantindo a privacidade necessária às pequenas descobertas e ao acolhimento social.
- C)não interfere na possibilidade de organização dos ambientes necessários aos cuidados, à recreação, ao descanso e às experiências de aprendizagem previstas no plano de ação da escola, especialmente quando se leva em conta o tempo de permanência diária de crianças pequenas na escola.
- D)propicia a criação de ambientes ricos e desafiantes, a organização de ambientes variados e a variação de um mesmo ambiente, possibilitando diversificar as rotinas e a oferta de vivências e experiências diferenciadas que ampliem a capacidade de aprender, de expressar sentimentos e pensamentos.
- E)oferece recursos de uso flexível e prevê espaços, lugares e ambientes em quantidade adequada para o desenvolvimento do trabalho pedagógico e do desenvolvimento infantil, apresentando arquitetura integrada ao ambiente social e natural como um programa de educação comunitária mais amplo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e subjetivo das crianças. A alternativa correta, D, destaca que um ambiente educativo eficaz deve ser rico, desafiador e diversificado, permitindo a exploração de diferentes vivências e experiências que estimulem a aprendizagem e a expressão emocional e intelectual.
A resposta correta enfatiza a importância de criar espaços que não apenas atendam às necessidades básicas, mas que também promovam a curiosidade e a criatividade. Ambientes variados e adaptáveis possibilitam que as crianças vivenciem rotinas dinâmicas, ampliando sua capacidade de interação com o mundo ao seu redor. Essa abordagem está alinhada com a perspectiva de que a educação infantil deve ser um processo ativo, no qual a criança constrói seu conhecimento por meio de experiências significativas.
As outras alternativas apresentam aspectos relevantes, como condições higiênicas (B), organização funcional dos espaços (C) e integração com o ambiente social (E), mas não abordam com a mesma profundidade a relação entre o espaço físico e o desenvolvimento integral da criança. A alternativa A, embora mencione elementos cognitivos, não explora a diversidade de experiências como a resposta D. Portanto, a opção D é a que melhor sintetiza a visão de Barbosa sobre como o espaço escolar pode favorecer o crescimento infantil de maneira holística.
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