Na Educação Infantil o tempo e o espaço devem ser organizados levando-se em conta o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças. No tocante à questão, Horn (2007, p.15) afirma que: “O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica. Aliás, o que sempre chamou minha atenção foi a pobreza frequentemente encontrada nas salas de aula, nos materiais, nas cores, nos aromas; enfim, em tudo que pode povoar o espaço onde cotidianamente as crianças estão e como poderiam desenvolver-se nele e por meio dele se fosse mais bem organizado e mais rico em desafios”. Com base no pensamento da autora e no Parecer CNE/CEB nº 20/2009, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e registre o número correspondente: COLUNA I ( 1 ) Planejamento curricular ( 2 ) Trabalho pedagógico ( 3 ) Espaço Físico ( 4 ) Proposta Pedagógica ( 5 ) Experiência COLUNA II ( ) Garante a adequada conservação, acessibilidade, estética, ventilação, insolação, luminosidade, acústica, higiene, segurança e dimensões em relação ao tamanho dos grupos e ao tipo de atividades realizadas. ( ) Pode apreender as características das culturas familiares locais enriquecendo assim as experiências cotidianas das crianças. ( ) Assegura condições para a organização do tempo e do espaço no cotidiano das instituições de educação infantil. ( ) Prevê condições para os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição. ( ) Possibilita o encontro pela criança de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
desenvolvimento integral das crianças. No tocante à questão, Horn (2007, p.15) afirma que: “O olhar de um
educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como
organizamos materiais e móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com
ele são reveladores de uma concepção pedagógica. Aliás, o que sempre chamou minha atenção foi a pobreza
frequentemente encontrada nas salas de aula, nos materiais, nas cores, nos aromas; enfim, em tudo que pode
povoar o espaço onde cotidianamente as crianças estão e como poderiam desenvolver-se nele e por meio dele se
fosse mais bem organizado e mais rico em desafios”. Com base no pensamento da autora e no Parecer CNE/CEB
nº 20/2009, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e registre o número correspondente:
higiene, segurança e dimensões em relação ao tamanho dos grupos e ao tipo de atividades realizadas.
cotidianas das crianças.
infantil.
externos às salas de referência das turmas e à instituição.
enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar.
- A)2 – 3 – 1 – 4 – 5
- B)3 – 1 – 2 – 5 – 4
- C)3 – 5 – 4 – 1 – 2
- D)3 – 2 – 1 – 4 – 5
Resposta:
A alternativa correta é D)
Na Educação Infantil, a organização do tempo e do espaço é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças. Como destacado por Horn (2007), a forma como os ambientes são estruturados reflete diretamente a concepção pedagógica adotada e influencia as interações e aprendizagens infantis. Com base nessa perspectiva e no Parecer CNE/CEB nº 20/2009, é possível relacionar os elementos da Coluna I com as afirmações da Coluna II da seguinte maneira:
A primeira afirmação da Coluna II, que aborda a conservação, acessibilidade e outros aspectos físicos do ambiente, está diretamente ligada ao espaço físico (3). Já a segunda, que trata da apreensão das culturas familiares para enriquecer experiências, refere-se ao trabalho pedagógico (2). A terceira, que menciona a organização do tempo e espaço no cotidiano, corresponde ao planejamento curricular (1). A quarta, sobre deslocamentos e movimentos amplos, relaciona-se com a proposta pedagógica (4). Por fim, a quinta afirmação, que fala da busca de explicações e desenvolvimento de formas de agir, está associada à experiência (5).
Portanto, a sequência correta é 3 – 2 – 1 – 4 – 5, conforme a alternativa D).
Deixe um comentário