Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na Educação Infantil, o termo ROTINA se distancia da seguinte concepção:

Na Educação Infantil, o termo ROTINA se distancia
da seguinte concepção:

Resposta:

A alternativa correta é B)

Na Educação Infantil, o conceito de rotina é frequentemente associado a uma organização temporal e espacial que favorece a segurança e a aprendizagem das crianças. No entanto, é importante diferenciar essa perspectiva pedagógica da visão reducionista que a rotina carrega em outros contextos. A alternativa B) corretamente aponta a concepção que deve ser evitada: a ideia de que a rotina é uma mera repetição resistente ao novo, sem abertura para transformações. Essa visão limitada ignora o caráter dinâmico e intencional que a rotina deve ter no ambiente educativo.

Enquanto as demais opções descrevem características válidas da rotina na Educação Infantil – como sua relação com espaço e tempo (A), sua função orientadora (D) ou sua construção social (E) –, a alternativa B destoa ao reduzir a rotina a um mecanismo estático. Na prática pedagógica, a rotina deve ser flexível, permitindo adaptações às necessidades das crianças e aos objetivos de aprendizagem, longe de ser um obstáculo à inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *