Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de inteligência estudados por Howard Gardner, relacione-os corretamente com o que se diz sobre eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Lógica 2. Corporal 3. Espacial 4. Intrapessoal 5. Interpessoal Coluna II( ) Pessoas que possuem facilidade para conclusões baseadas na razão. ( ) Têm a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos. ( ) Presentes em dançarinos famosos e campeões de ginástica olímpica. ( ) Costumam ser ótimos líderes e atuam facilmente em trabalhos em equipe. ( ) Interpretam e reconhecem fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
Os estímulos e o ambiente social são
importantes no desenvolvimento de determinadas
inteligências. Tendo em vista os diferentes tipos de
inteligência estudados por Howard Gardner,
relacione-os corretamente com o que se diz sobre
eles, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna
I.
Coluna I
1. Lógica
2. Corporal
3. Espacial
4. Intrapessoal
5. Interpessoal
Coluna II
( ) Pessoas que possuem
facilidade para
conclusões baseadas
na razão.
( ) Têm a capacidade de
se autoconhecerem,
tomando atitudes
capazes de melhorar a
vida com base nestes
conhecimentos.
( ) Presentes em
dançarinos famosos e
campeões de ginástica
olímpica.
( ) Costumam ser ótimos
líderes e atuam
facilmente em
trabalhos em equipe.
( ) Interpretam e
reconhecem
fenômenos que
envolvem movimentos
e posicionamento de
objetos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A)1, 5, 3, 4, 2.
- B)3, 4, 5, 1, 2.
- C)4, 5, 2, 1, 3.
- D)1, 4, 2, 5, 3.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, revolucionou a forma como entendemos o potencial humano ao demonstrar que a inteligência não é um conceito único, mas sim um conjunto de habilidades distintas. Neste ensaio, analisaremos a correlação entre os tipos de inteligência apresentados na questão e suas respectivas características, conforme a sequência correta indicada no gabarito (alternativa D).
A primeira correspondência (1. Lógica) refere-se à capacidade de raciocínio dedutivo e resolução de problemas matemáticos. Pessoas com essa inteligência desenvolvida demonstram facilidade em chegar a conclusões baseadas na razão, como mencionado na primeira afirmação da Coluna II. Essa habilidade é essencial em áreas como ciências exatas, engenharia e programação.
A quarta inteligência (4. Intrapessoal) aparece em segundo lugar na sequência correta, relacionando-se com o autoconhecimento e a capacidade de tomar decisões que melhoram a qualidade de vida. Indivíduos com essa inteligência marcante possuem uma percepção aguçada de seus próprios sentimentos e motivações, sendo frequentemente reflexivos e autoconscientes.
A inteligência Corporal (2) é a terceira na sequência, evidente em atletas e dançarinos que demonstram extraordinária coordenação motora e controle do corpo. Como mencionado no texto, essa habilidade é claramente observada em campeões olímpicos e profissionais da dança, que transformam o movimento em expressão artística ou desempenho atlético.
A quinta posição na correspondência correta é ocupada pela inteligência Interpessoal (5), característica de grandes líderes e colaboradores. Essas pessoas possuem habilidade natural para entender e interagir eficazmente com os outros, tornando-se peças fundamentais em trabalhos em equipe e posições de gestão.
Finalmente, a inteligência Espacial (3) completa a sequência, referindo-se à capacidade de compreender e manipular padrões visuais e espaciais. Arquitetos, navegadores e artistas visuais frequentemente demonstram esse tipo de inteligência, que lhes permite interpretar e criar representações do mundo tridimensional.
Esta análise demonstra como a Teoria das Inteligências Múltiplas oferece um modelo abrangente para entender a diversidade de talentos humanos, mostrando que cada indivíduo possui uma combinação única dessas capacidades, que podem ser desenvolvidas através de estímulos adequados e ambiente propício.
Deixe um comentário