No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.
com necessidades educacionais especiais, assinale a opção correta.
- A)Nas séries iniciais, o uso de tabuadas e calculadoras por crianças com dislexia é inadequado, porque impossibilita que os alunos desenvolvam a habilidade de realizar cálculos mentais. Nesses casos, a repetição de exercícios de fixação é mais benéfica.
- B)No caso de alunos com disgrafia, recomenda-se investir no treinamento de aspectos relacionados com a postura e a coordenação visomotora, desconsiderando-se erros específicos de grafismo, como forma, tamanho, inclinação da letra, inclinação da folha ou manutenção das margens.
- C)Com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem moderada, podem ser realizadas atividades práticas que correlacionem o conteúdo teórico com situações da vida real, buscando-se motivar os alunos a aprenderem tal conteúdo.
- D)É importante ensinar as crianças com déficit de atenção a lidar com os barulhos do ambiente, encorajando-as a realizar tarefas sem o apoio de terceiros.
- E)Em vez de métodos fônicos, devem-se aplicar a crianças que apresentem dificuldades de leitura exercícios de reconhecimento e repetição de sons separados, para que a criança não despenda tanto esforço para entender o texto.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O progresso de alunos com necessidades educacionais especiais depende de estratégias pedagógicas adequadas, que respeitem suas limitações e potencialidades. Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é a C), pois propõe uma abordagem inclusiva e eficaz para alunos com dificuldades moderadas de aprendizagem.
A opção A) está incorreta, pois desconsidera que o uso de recursos como tabuadas e calculadoras pode ser benéfico para alunos com dislexia, auxiliando no desenvolvimento matemático sem sobrecarregá-los. Já a alternativa B) falha ao sugerir que erros de grafismo devem ser ignorados em casos de disgrafia, quando na realidade intervenções específicas são necessárias.
A alternativa D) apresenta uma abordagem inadequada para crianças com déficit de atenção, já que o ambiente deve ser adaptado para minimizar distrações, e não o contrário. Por fim, a opção E) está equivocada ao descartar métodos fônicos, que são comprovadamente eficazes para dificuldades de leitura.
Portanto, a resposta correta é mesmo a C), que propõe a contextualização do conteúdo através de atividades práticas - uma estratégia que motiva os alunos e facilita a aprendizagem significativa.
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