O processo de avaliação e intervenção psicopedagógica se desenvolve a partir de aprendizagem e de todos os seus determinantes, que se trata da investigação de porque uma criança ou um adolescente não está aprendendo dentro dos padrões estabelecidos pela escola, pela família e até mesmo pela sociedade. Tendo a investigação como ponto de partida, a queixa apresentada pela escola ou pela família e até pelo sujeito, o psicopedagogo deverá decidir qual instrumento de avaliação utilizará no contexto psicopedagógico clínico. Considerando que o psicopedagogo decidiu-se pela aplicação das provas projetivas, assinale a alternativa INCORRETA.
O processo de avaliação e intervenção psicopedagógica se desenvolve a partir de aprendizagem e de todos os seus
determinantes, que se trata da investigação de porque uma criança ou um adolescente não está aprendendo dentro
dos padrões estabelecidos pela escola, pela família e até mesmo pela sociedade. Tendo a investigação como ponto de
partida, a queixa apresentada pela escola ou pela família e até pelo sujeito, o psicopedagogo deverá decidir qual
instrumento de avaliação utilizará no contexto psicopedagógico clínico. Considerando que o psicopedagogo decidiu-se
pela aplicação das provas projetivas, assinale a alternativa INCORRETA.
- A)Par educativo.
- B)Figura humana.
- C)Família educativa.
- D)Conservação de peso.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O processo de avaliação psicopedagógica é fundamental para identificar as dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes, considerando os padrões estabelecidos pela escola, família e sociedade. A partir da queixa apresentada, o psicopedagogo escolhe os instrumentos mais adequados para investigar as causas dessas dificuldades.
No contexto clínico, as provas projetivas são ferramentas valiosas para compreender os aspectos emocionais e cognitivos que interferem no aprendizado. Entre as opções apresentadas, a alternativa D) Conservação de peso está incorreta, pois se trata de um conceito da teoria piagetiana relacionado ao desenvolvimento cognitivo, e não de uma prova projetiva utilizada na avaliação psicopedagógica.
As demais alternativas — A) Par educativo, B) Figura humana e C) Família educativa — são exemplos de provas projetivas que auxiliam o psicopedagogo a analisar dinâmicas relacionais, percepções familiares e representações simbólicas do indivíduo em relação ao aprendizado.
Portanto, a escolha correta recai sobre a alternativa D, que não se enquadra como um instrumento projetivo, mas sim como um conceito teórico distinto do escopo da avaliação psicopedagógica clínica.
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