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Glorinha Beuttenmüller desenvolveu um método próprio de trabalho vocal “a partir de sua experiência como professora de várias instituições de ensino e coordenadora do Setor de Logopedia, de ensino especializado, no Instituto Benjamin Constant, de 1960 a 1974, aliada à sua sensibilidade, adquirida como violinista e declamadora, e à sua formação como fonoaudióloga. A necessidade de aprimoramento da palavra falada dos deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant permitiu a Beuttenmüller sensibilizar-se sobre a dimensão da importância da expressividade, pois percebia grande dificuldade nos alunos de compreensão para determinadas palavras e conceitos” (GUBERFAIN, 2011). Seu método foi adotado em diversas instituições de ensino, principalmente em cursos de teatro. GUBERFAIN, Jane Celeste. O método espaço-direcional-Beuttenmüller, muito além das palavras. Moringa, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2011. A perspectiva de trabalho de voz proposta pelo método citado consiste, basicamente, na busca de

Glorinha Beuttenmüller desenvolveu um método próprio de trabalho vocal “a partir de sua experiência como professora de várias instituições de ensino e coordenadora do Setor de Logopedia, de ensino especializado, no Instituto Benjamin Constant, de 1960 a 1974, aliada à sua sensibilidade, adquirida como violinista e declamadora, e à sua formação como fonoaudióloga. A necessidade de aprimoramento da palavra falada dos deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant permitiu a Beuttenmüller sensibilizar-se sobre a dimensão da importância da expressividade, pois percebia grande dificuldade nos alunos de compreensão para determinadas palavras e conceitos” (GUBERFAIN, 2011). Seu método foi adotado em diversas instituições de ensino, principalmente em cursos de teatro.

GUBERFAIN, Jane Celeste. O método espaço-direcional-Beuttenmüller, muito além das palavras. Moringa, João Pessoa, v. 2, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2011.

A perspectiva de trabalho de voz proposta pelo método citado consiste, basicamente, na busca de

Resposta:

A alternativa correta é B)

O método espaço-direcional desenvolvido por Glorinha Beuttenmüller representa uma abordagem inovadora no trabalho vocal, especialmente no contexto artístico e educacional. Sua metodologia surgiu a partir de uma combinação única entre sua experiência como professora, fonoaudióloga e artista, permitindo-lhe criar um sistema que valoriza não apenas a técnica, mas também a expressividade e a relação com o espaço.

Conforme destacado por Guberfain (2011), o trabalho de Beuttenmüller no Instituto Benjamin Constant com deficientes visuais foi fundamental para que ela percebesse a importância da voz como ferramenta de comunicação e expressão. Essa percepção a levou a desenvolver um método que vai além da simples articulação das palavras, focando na conexão entre voz, espaço e interlocutor.

A alternativa correta, B), reflete precisamente os princípios centrais do método Beuttenmüller. Ele propõe uma nova relação com o espaço cênico, onde a voz deve ter direção e ao mesmo tempo envolver o espectador. Diferente de abordagens tradicionais que priorizam a superarticulação ou impostação vocal, esse método valoriza a naturalidade e a intencionalidade da fala, garantindo compreensão sem artificialismos.

Essa perspectiva se mostra particularmente relevante no teatro, onde a voz do ator precisa estabelecer uma comunicação clara com a plateia, mas também criar uma experiência sensorial e emocional. O método Beuttenmüller, portanto, transcende o aspecto técnico da fala para abraçar sua dimensão artística e relacional, tornando-se uma ferramenta valiosa tanto para atores quanto para educadores.

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