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A instituição X oferta a educação profissional integrada ao ensino médio. Ela tem enfrentado o desafio de lidar com um alto índice de reprovação no primeiro ano, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Geralmente, esse não é um fato isolado, estendendo-se a outras instituições que ofertam o ensino técnico. Em todas elas, os estudos apontam que esse alto índice de reprovação deve-se à ausência de repertório e de conhecimentos básicos nas áreas de humanas e de exatas. Na busca de soluções para tratar este problema, a ação correta a ser tomada pela equipe gestora é propor reuniões

A instituição X oferta a educação profissional integrada ao ensino médio. Ela tem enfrentado o desafio de
lidar com um alto índice de reprovação no primeiro ano, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias. Geralmente, esse não é um fato isolado, estendendo-se a outras instituições
que ofertam o ensino técnico. Em todas elas, os estudos apontam que esse alto índice de reprovação deve-se à ausência de repertório e de conhecimentos básicos nas áreas de humanas e de exatas.

Na busca de soluções para tratar este problema, a ação correta a ser tomada pela equipe gestora é propor
reuniões

Resposta:

A alternativa correta é C)

A instituição X, que oferece educação profissional integrada ao ensino médio, enfrenta um desafio recorrente em seu primeiro ano: altos índices de reprovação, principalmente nas disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Esse problema não é exclusivo dessa instituição, mas se repete em outras que também ofertam ensino técnico. Pesquisas indicam que a raiz do problema está na falta de repertório e conhecimentos básicos nas áreas de humanas e exatas por parte dos alunos.

Diante desse cenário, a equipe gestora deve buscar soluções eficazes para reverter a situação. Entre as alternativas apresentadas, a mais adequada é a opção C), que propõe reuniões periódicas e sistemáticas para monitorar os resultados dos alunos e organizar intervenções pedagógicas, como projetos de extensão. Essa abordagem permite um acompanhamento contínuo e ações direcionadas às dificuldades específicas dos estudantes, promovendo uma melhoria no desempenho acadêmico.

As outras alternativas, embora possam ter algum mérito, não abordam o problema de forma tão direta e estruturada. Assembleias gerais (opção A)) podem ser pouco eficazes sem um planejamento específico, enquanto premiações (opção B)) não resolvem as lacunas de aprendizado. Já as reuniões pedagógicas semestrais (opção D)) podem ser insuficientes por não garantirem um acompanhamento constante. Portanto, a alternativa C) é a mais indicada para enfrentar o desafio da reprovação de maneira efetiva.

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