Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma escrita lenta e desordenada. Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse aluno.
Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um
de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando
solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta
dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma
escrita lenta e desordenada.
Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na
situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse
aluno.
- A)Registro reflexivo sobre teoria e prática.
- B)Avaliação de múltipla escolha.
- C)Cobrir pontilhados.
- D)Contação de história.
- E)Aplicação do regimento escolar.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O desafio enfrentado pelo estudante do 6º ano, que apresenta resistência à leitura em voz alta, dificuldades de coordenação motora e escrita desorganizada, exige uma abordagem pedagógica reflexiva e personalizada. Nesse contexto, o instrumento metodológico mais adequado para favorecer seu processo de ensino e aprendizagem é o registro reflexivo sobre teoria e prática (alternativa A).
O registro reflexivo permite ao professor documentar e analisar as estratégias utilizadas em sala de aula, identificando quais métodos geram maior engajamento e progresso no aluno. Ao relacionar teoria e prática, a professora Márcia pode adaptar suas atividades às necessidades específicas do estudante, como substituir leituras em voz alta por dinâmicas lúdicas ou introduzir exercícios de motricidade fina de forma gradual.
As demais alternativas mostram-se menos eficazes: avaliações de múltipla escolha (B) não desenvolvem habilidades motoras, cobrir pontilhados (C) é reducionista para um aluno do 6º ano, a contaçāo de histórias (D) - embora valiosa - não aborda diretamente as dificuldades escritas, e a aplicação do regimento escolar (E) seria inadequada para uma questão pedagógica.
Portanto, o registro reflexivo se destaca como ferramenta essencial para transformar observações em ações pedagógicas efetivas, promovendo inclusão e desenvolvimento integral do estudante.
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