Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando os problemas de aprendizagem a suas respectivas definições.Primeira ColunaI- Dislalia.II-Dislexia. III- Disgrafia.IV-Discalculia.V-Disortografia. Segunda Coluna( ) é a dificuldade na linguagem escrita correta das palavras, apresenta troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de pontuação e acentuação.( ) é a dificuldade nos cálculos e números, para identificar os sinais das quatro operações e saber usá-los, entender enunciados de problemas, quantificar ou fazer comparações.( ) é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas.( ) é a dificuldade na escrita, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.( ) é a dificuldade na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, devido a trocas ou omissões de letras, inversão de sílabas ou leitura lenta.Assinale a alternativa com a ordem das respostas encontradas.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira
relacionando os problemas de aprendizagem a suas respectivas
definições.
Primeira Coluna
I- Dislalia.
II-Dislexia.
III- Disgrafia.
IV-Discalculia.
V-Disortografia.
Segunda Coluna
( ) é a dificuldade na linguagem escrita
correta das palavras, apresenta troca de
grafemas, desmotivação para escrever,
aglutinação ou separação indevida das
palavras, falta de pontuação e acentuação.
( ) é a dificuldade nos cálculos e números,
para identificar os sinais das quatro
operações e saber usá-los, entender
enunciados de problemas, quantificar ou
fazer comparações.
( ) é a dificuldade na emissão da fala,
apresenta pronúncia inadequada das
palavras, com trocas de fonemas e sons
errados, tornando-as confusas.
( ) é a dificuldade na escrita, está
associada a letras mal traçadas e ilegíveis,
letras muito próximas e desorganização ao
produzir um texto.
( ) é a dificuldade na leitura, impedindo o
aluno de ser fluente, devido a trocas ou
omissões de letras, inversão de sílabas ou leitura lenta.
Assinale a alternativa com a ordem das respostas encontradas.
- A)I, II, III, IV, V
- B)V, II, III, IV, I
- C)V, IV, I, III, II
- D)III, IV, l,V, II
- E)III, IV, II, V, I
Resposta:
A alternativa correta é C)
O exercício proposto busca relacionar os problemas de aprendizagem listados na primeira coluna com suas respectivas definições apresentadas na segunda coluna. A análise correta das definições permite identificar a ordem adequada para a correspondência entre os itens.
A primeira definição, que menciona dificuldades na linguagem escrita, como troca de grafemas e problemas de pontuação, refere-se à Disortografia (V). Já a segunda, que aborda dificuldades com cálculos e números, está ligada à Discalculia (IV). A terceira definição, que trata de problemas na emissão da fala, como trocas de fonemas, corresponde à Dislalia (I).
A quarta definição, que descreve dificuldades na escrita, como letras ilegíveis e desorganização, está associada à Disgrafia (III). Por fim, a quinta definição, que menciona obstáculos na leitura, como trocas de letras e inversão de sílabas, refere-se à Dislexia (II).
Portanto, a sequência correta é V, IV, I, III, II, correspondente à alternativa C).
Deixe um comentário