Como se sabe, jogar é uma atividade tipicamente humana. Quando joga, a criança se envolve com o que faz e coloca no jogo seus sentimentos e suas emoções mais particulares. Por causa dessas características, o jogo é um recurso muito utilizado pela Psicopedagogia, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento. No processo de tratamento psicopedagógico, o jogo pode colaborar com a aprendizagem porque
- A)é divertido e dá prazer.
- B)tem raízes antropológicas profundas.
- C)ativa e desenvolve os esquemas de conhecimento.
- D)faz a criança se esquecer dos problemas pessoais.
- E)é um paradigma de aprender diferente do da escola.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O jogo é uma ferramenta fundamental no processo psicopedagógico, pois vai além do simples entretenimento. Sua relevância está na capacidade de ativar e desenvolver os esquemas de conhecimento da criança, permitindo que ela explore novas formas de pensar, resolver problemas e assimilar conteúdos de maneira significativa.
Enquanto a alternativa A) destaca o aspecto lúdico e prazeroso do jogo – fator importante para o engajamento –, e a B) menciona suas raízes antropológicas, nenhuma delas explica diretamente sua contribuição para a aprendizagem. A alternativa D) sugere uma fuga dos problemas pessoais, o que não é o objetivo principal do jogo no contexto psicopedagógico. Já a E) propõe um paradigma diferente do escolar, mas não esclarece como o jogo efetivamente promove o desenvolvimento cognitivo.
A resposta correta, C), evidencia que o jogo estimula estruturas mentais, facilitando a construção do conhecimento. Através de regras, desafios e interações, a criança exercita habilidades como planejamento, memória e raciocínio lógico, elementos essenciais para a aprendizagem. Portanto, o jogo não é apenas uma atividade recreativa, mas um instrumento pedagógico que potencializa o desenvolvimento intelectual e emocional.
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